Lemos em Atos 5.42 que os discípulos de Jesus em “todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e pregar Jesus, o Cristo”. Portanto, o PG é uma expressão viva da Igreja de Jesus Cristo, pois entendemos que a vida cristã deve ser vivida no templo e nas casas, onde os pequenos grupos, em um ambiente seguro e ao mesmo tempo informal, podem aplicar o ensino Bíblico, buscando o amadurecimento espiritual e também onde as pessoas podem desfrutar do pastoreio mútuo, do companheirismo e amizades autênticas em uma atmosfera de respeito e sigilo. Além de tudo isso, o PG também é um ambiente facilitador para apresentarmos Jesus às pessoas que desejam conhecê-LO, como também é um local para nos dispormos a servir, colocando nossos dons e talentos a disposição do Senhor.
A razão em ter os Pequenos Grupos
Ao nos criar, Deus o fez com um propósito muito bem definido. Cada um de nós só existe porque Deus tem um plano específico e particular. Muito embora somos chamados para fazer muitas coisas, o chamado de Deus para existirmos é, antes de tudo, relacional, e não funcional. O sentido da nossa vida e de nossa missão está em desenvolvermos relacionamentos significativos com outras pessoas. O teólogo Karl Barth nos lembra que “ninguém pode querer dizer Pai, se não estiver disposto a dizer irmão”. Este é, sem dúvida, um conceito decorrente do princípio Bíblico que afirma que formos criados para a comunhão com Deus e com o outro.
Nas palavras da escritora Soraya Cavalcanti, no livro “Mergulho no Ser”: “são as pessoas que dão nuanças à nossa vida e coloridos aos nossos brancos. Ficar só com o nosso ponto de vista é muito chato. É importante ouvir recomendações...para que tenhamos cautela diante de determinadas circunstâncias”
Entendemos que os pequenos grupos são essenciais para que a igreja cumpra sua missão. David Kornfield, em seu livro “Implantando Grupos Familiares”, sugere algo que adaptamos da seguinte forma:
Pequenos Grupos geram Pessoas Comprometidas
Pequenos Grupos geram Evangelização
Pequenos Grupos geram Pastoreio Mútuo
Pequenos Grupos geram Comunhão
Pequenos Grupos geram Integração
Pequenos Grupos geram Ensino Prático e Relevante
Pequenos Grupos geram Líderes
Pequenos Grupos geram Vivência dos Dons
Qual o tamanho ideal de um PG?
Cada pequeno grupo deve ter entre 03 a 14 membros, formando assim uma linha de comunicação onde todos conseguem interagir, e também tenham oportunidades de se relacionarem e pastorearem-se mutuamente. Assim que atingir 14 membros o PG deve multiplicar-se, formando assim um novo grupo.
Qual é o alvo dos Pequenos Grupos?
Nosso alvo é a evangelização para a multiplicação e o pastoreio mútuo.