Por André Neves
1) O que é perfil lipídico?
O perfil lipídico é composto de Colesterol Total e Frações (principalmente LDL e HDL) e Triglicerídeos. Através do resultado do exame de sangue do paciente,o médico avalia se o perfil lipídico da pessoa está bom,limítrofe ou ruim.Quando este perfil está ruim ,damos o nome de Dislipidemia.
2) E quais são os valores laboratoriais dos integrantes do Perfil Lipídico?
A) Colesterol Total: normal: <200
limítrofe: entre 200-240
alto: >240
B) Frações do Colesterol: HDL ideal >60, LDL ideal <130
C) Triglicerídeos: <150
3) E a história de Colesterol Bom e Colesterol Ruim, é verídica?
Sim. O Colesterol Ruim é o LDL. Este é aterogênico, isto é, se deposita nas paredes das artérias impedindo o fluxo de sangue adequado para o órgão. Em contrapartida, temos o HDL como colesterol bom. Ele atua “limpando” as artérias que estão com gordura impactada, impedindo que a mesma se obstrua. Fazendo uma analogia bem simples: imagine o vaso sanguíneo como uma mangueira. O LDL impacta a gordura nessa mangueira de modo que a água não passa ou passa bem menos. O HDL gruda nessa gordura e a retira da parede da artéria.
4) Quanto maior o HDL , melhor?
Sim. O HDL idealmente deve estar acima de 60. Estudos recentes não estabelecem um limite para seu valor, ou seja, quanto maior, melhor!
5) Como aumentar o HDL?
Alimentos como peixe, verduras e frutas como o abacate, contém a famosa “gordura boa”, aumentando os níveis de HDL.
6) O que são Triglicerídeos?
Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.
7) Como diminuir os Triglicerídeos?
Mantenha um peso saudável - pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicerídeos.
Evite alimentos açucarados e refinados - os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicerídeos.
Evite alimentos gordurosos e industrializados.
Importante destacar aqui uma abordagem multidisciplinar do paciente: médicos, nutricionistas e educadores físicos.
8) Resumindo o que foi dito até agora: O perfil lipídico bom tem o colesterol total <200, o HDL >60 , o LDL <130 e o Triglicerídeo <150.
9) Como tratar a Dislipidemia?
Primeiramente, dieta e exercício físico regular são fundamentais. Conforme forem os níveis laboratoriais, o médico pode iniciar o uso de medicações.
10) Quais são essas medicações?
São as estatinas, por exemplo: Sinvastatina e Atorvastatina. Elas atuam melhorando o perfil lipídico como um todo, devendo ser tomadas no período noturno para melhor efeito. Caso os triglicerídeos estejam demasiadamente aumentados, o médico pode associar mais uma medicação ao tratamento: os Fibratos (ex:Fenofibrato).
11) Para finalizar: O que o Perfil Lipídico ruim implicará em minha saúde?
Conforme foi exposto, a dislipidemia “entope” as artérias e pode levar a isquemia e infarto nos órgãos como coração, por exemplo.
Sendo assim, o grande pilar em relação ao colesterol é a prevenção com hábitos de vida saudáveis:dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.
André Neves é Médico