25.08.2019
Os irmãos Leandro Souza e Larissa Vargas participaram no último mês da 14ª Edição do Impacto Sertão Livre, na cidade de São Raimundo Nonato – Piauí. O Projeto aconteceu entre os dias 18 e 28 de julho e é promovido pelo Instituo Livres, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua desde 2006 de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco. A iniciativa do Instituto veio do cantor Juliano Son, vocalista da banda Livres, que desde 2005 vem coordenando este trabalho cujas principais causas são crianças, água no sertão, transformação sociocultural e espiritual.
Todas as edições do Impacto Sertão Livre acontecem no estado do Piauí, estado que compõe parte considerável do Polígono das Secas e que tem altíssimos índices de pobreza, precariedade e vulnerabilidade social: 45% da população está abaixo da linha da pobreza (IBGE, 2017); 56% das crianças do Piauí vivem em situação de pobreza (Abrinq, 2015); PIB per capita é o 2º menor do Brasil (IBGE, 2018); Menos de 2% das residências do estado tinham coleta de esgoto, enquanto a média nacional era de 59% (IBGE, 2013); 2º pior índice de fornecimento de energia elétrica (IBGE, 2013).
Diante dos sérios problemas relacionados à água no Piauí, o Instituto Livres desenvolve o Programa Água para Todos, que tem as seguintes ações no estado: limpeza e manutenção de barragens já existentes; construção de barragens subterrâneas; perfuração de poços artesianos; fornecimento de água a partir de caminhão “pipa” para comunidades onde não há viabilidade para as soluções acima e instalação de sistema dessalinizador.
Já o Impacto Sertão Livre, outra frente de trabalho do Instituto, é um programa evangelístico e sócio-humanitário que mobiliza e reúne voluntários de todo o país em prol de comunidades desassistidas, com alto índice de vulnerabilidade social no sertão. O projeto acontece 2 (duas) vezes por ano, nos meses de janeiro e julho com duração de 10 dias.
Ao longo do trabalho são realizadas diversas ações, como visitas aos lares, atendimento a comunidades carentes e afastadas, trabalho com crianças, atendimentos de saúde, ministração de cursos profissionalizantes e oficinas para as mulheres, atendimento jurídico, desenvolvimento de atividades de cultura e lazer, atendimentos de cidadania, etc. Com a graça de Deus, essa edição do projeto teve ótimos resultados, impactando a vida de 34.535 pessoas, alcançadas de diversas maneiras, tais como:
Leandro e Larissa, membros da Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, participaram do trabalho com crianças, visitas aos lares, atendimento a comunidades carentes, ministração de cursos profissionalizantes e atendimento jurídico. A próxima edição do Impacto Sertão Livre está prevista para os dias 16 a 26 de janeiro de 2020, na cidade de Paulistana (PI).
Mais informações: https://institutolivres.org.br/impactosertaolivre/