TV PIBCI

Artigos / Ler, Aprender e Saber


O Impacto da Tecnologia na Sala de Aula?

Por Marília Barboza

 

 

Como o uso da tecnologia na sala de aula impacta na relação professor e aluno?

 

A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo.

 

Mas, afinal, você sabe como o uso da tecnologia na sala de aula impacta na relação professor e aluno?

 

Buscando responder a essa pergunta, no texto abaixo vamos mostrar de que forma é possível utilizar tais recursos dentro de sala envolvendo e motivando os alunos. Confira!

A tecnologia pode aproximar a realidade de professores e alunos

 

Não há como negar: a tecnologia faz parte do dia a dia de crianças, adolescentes e adultos. E isso impacta diretamente na relação professor e aluno.

 

Docentes que resistem à inclusão da tecnologia em sua prática pedagógica acabam por tornarem-se obsoletos. Por outro lado, professores capazes de tirar proveito dos benefícios que a tecnologia pode trazer aos processos de ensino e aprendizagem são capazes de atuar de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos.

 

Entretanto, é importante ressaltar que a tecnologia, por si só, não é capaz de transformar a prática de um professor. Mas, se usada de modo contextualizado, ela é capaz de aproximar a rotina em sala de aula daquilo com que os alunos já estão acostumados na vida real, estreitando o relacionamento entre professor e aluno, que passam a compartilhar da mesma realidade.

 

Assim, recursos como tablets, lousas digitais, aplicativos e acesso à internet via Wi-Fi, permitem que as aulas de muitos professores ganhem vida nova, podendo apresentar os conteúdos disciplinares aos seus alunos por meio de plataformas verdadeiramente atraentes.

 

- Os professores podem visualizar melhor as dificuldades de seus alunos

 

Conhecer a classe de alunos é uma parte importante do trabalho do professor, já que torna mais fácil o entendimento acerca de quando e como intervir no processo de aprendizagem da turma.

 

Nesse aspecto, a tecnologia tem muito a contribuir. Muitos recursos tecnológicos oferecem relatórios de aprendizagem, mostrando, de maneira individual ou coletiva, em que pontos da matéria os alunos têm maior índice de acertos e em quais outros precisam estudar mais.

 

Assim, fica menos complicado saber quando é necessário caminhar mais depressa com determinados conteúdos, redobrar as explicações, mudar a estratégia de ensino, identificar os alunos com melhor performance e incentivar aqueles que têm maior dificuldade.

 

O nivelamento da turma pode se tornar mais simples com a tecnologia na sala de aula

Sabendo que muitas ferramentas tecnológicas voltadas para a sala de aula são capazes de apontar o desempenho coletivo dos alunos, é correto afirmar que isso também facilitará a vida do professor que trabalha duro para que haja um nivelamento entre os diferentes ritmos de aprendizagem em uma classe.

 

Ao ajudar o professor a sanar certas dificuldades, como resgatar alunos dispersos ou motivar aqueles com dificuldade, a tecnologia faz com que se torne mais simples a tarefa de conduzir as aulas de modo uniforme.

 

Com isso, todos saem ganhando, já que o tempo de aula passa a ser mais bem aproveitado, as semanas e meses rendem mais e todos se sentem mais envolvidos e pertencentes àquela realidade que a tecnologia permitiu criar por meio das suas ferramentas.

 

- Alguns exemplos de como utilizar a tecnologia dentro de sala

 

A forma como cada profissional utilizará a tecnologia em suas salas varia bastante de acordo com as experiências, recursos e estrutura organizacional.

 

Contudo, selecionamos alguns exemplos de como utilizar a tecnologia em sala que podem servir como inspiração para os professores. Veja só:

 

Tablets

 

A utilização de tablets em sala de aula já é uma realidade em algumas escolas da rede pública e privada do país.

 

Os recursos disponíveis em cada dispositivo variam bastante, mas existem aplicativos específicos para áreas do conhecimento como Língua Portuguesa e Matemática, além de programas que aceitam a inserção de testes e atividades que podem ser controlados e monitorados pelo professor por meio de um computador conectado à internet.

 

Lousa Digital

 

Outro recurso interessante é a lousa digital, que além da função básica de escrita, permite a abertura de programas específicos para essa plataforma, com ferramentas úteis para professores de todas as matérias.

 

Além disso, a lousa digital permite a reprodução de vídeos, músicas, fotos e o desenvolvimento de atividades personalizadas, facilitando o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos de uma forma que dificilmente seria possível em uma lousa convencional.

 

Aplicativos interativos

 

Muitos aplicativos são voltados para o desenvolvimento de alunos e podem ser empregados em sala de aula, já que são compatíveis com diversas plataformas, como computadores, tablets e celulares, como o AppProva, que desperta o interesse dos alunos por sua interface “gamificada”.

 

Nos aplicativos, os alunos aprendem enquanto se divertem, podendo interagir com colegas, acessar os conteúdos para estudo tanto na escola quanto em casa, o que facilita bastante a vida de quem está se preparando para o ENEM ou vestibular, por exemplo.

 

Além disso, o professor conta com um banco com mais de 40.000 questões que simplifica a preparação de aulas e contribui para a otimização do seu tempo, que poderá ser empregado para ajudar ainda mais os estudos dos seus alunos.

 

Celular

 

Aproveitar os recursos tecnológicos pode ser possível até mesmo com as ferramentas que cada aluno possui.

 

Praticamente todas as pessoas possuem um aparelho celular atualmente. Assim, você pode utilizá-lo a seu favor dentro de sala no desenvolvimento de atividades específicas e até mesmo na utilização de aplicativos voltados para a preparação dos seus alunos.

 

O uso desses recursos em sala de aula não é obrigatório, mas a adequação ao uso desse tipo de tecnologia é primordial para que seja possível acompanhar as demandas e necessidades dos estudantes.

 

Tais recursos não têm por finalidade substituir a presença do professor, mas auxiliá-lo na mediação eficiente do conhecimento, ajudando a otimizar o tempo em sala de aula e melhorando sua qualidade no exercício profissional.

 

E aí, percebeu como o uso da tecnologia na sala de aula impacta a relação entre o professor e o aluno? Então não perca tempo e veja mais sobre como transformar o celular em um aliado no processo pedagógico!

 

Disponível em: http://appprova.com.br/2016/08/27/tecnologia-na-sala-de-aula/.

 

Por: Arllen Jorge | ago 27, 2016


 


 


 

Marília Barboza Fernandes é formada em Ciências Sociais, Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia “Madre Gertrudes de São José” de Cachoeiro de Itapemirim - FAFI, Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É servidora pública municipal atuando na Educação desde 1998, como professora de geografia e posteriormente (2000) na área de informática na educação, na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim ES.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web