TV PIBCI

Artigos / Ler, Aprender e Saber


Os Desafios da Educação Cristã na Escola Bíblica Dominical do Século 21 – Parte I

Por Sônia Mara Costa

 

 

1. Capacitação do Educador Cristão

 

Dado o aumento do acesso da população brasileira ao sistema de educação secular, houve um crescimento intelectual na população e por consequência nos frequentadores das Igrejas, bem como os frequentadores dos ambientes de ensino nestas igrejas. Na sociedade secular convém observar uma busca desenfreada para a capacitação dos profissionais que lecionam nas mais diversas instituições para suprir uma necessidade crescente de se contextualizar e otimizar o processo de ensino dos seus alunos. No ambiente cristão e principalmente dentro de algumas Escolas Bíblicas Dominicais, não há o mesmo fenômeno pela busca do conhecimento e de métodos que venham ao encontro das necessidades das pessoas frequentadoras destes espaços.

 

Uma boa parte dos professores escolhe os métodos a serem empregados na sala de aula pelo seu conhecimento, sem objetivar os alunos. Esta imperícia, na maioria dos casos, torna o trabalho do docente improdutivo e inoperante. Desrespeitar as variantes de cada turma não é mais aceitável nos ambientes de ensino eclesiástico, por isso os docentes devem proceder com respeito ao seu público alvo, capacitando-se e compreendendo quais os métodos serão mais eficazes em cada caso.

 

É preciso considerar que o conteúdo apresentado em sala de aula tem um valor altíssimo, principalmente quando se fala de educação cristã, que tem como objetivo criar alicerces para uma vida pautada pela Palavra de Deus. Por isso não é permitido passar este conteúdo de qualquer maneira, assim como a educação secular exige de seus docentes uma capacitação cada vez maior, dentro dos ambientes de Escolas Bíblicas Dominicais, deve proceder da mesma forma.

 

Lemov conceitua o ato de ensinar da seguinte maneira:

 

O bom ensino é uma arte. Em outras artes – pintura, escultura, literatura - grandes mestres alavancavam seu talento com ferramentas básicas para transformar o material mais cru (pedra, papel, tinta) no patrimônio mais valioso da sociedade.

 

O docente tem a oportunidade de transformar um aluno em uma obra prima, porém isso dependerá de como ele vai tratar este material (bruto) aluno. Dar o devido valor e ter uma visão futurística é fundamental para o bom docente.

 

 

2. SOLIDIFICACÃO DE VALORES POR MEIO DA ESCOLA DOMINICAL

 

A sociedade como um todo está passando por um período que podemos chamar de “a crise de valores”. As verdades deixam de serem absolutas e passam a ser relativas, teorias transitórias, fragmentação ética. Contudo, dentro do ambiente da Escola Dominical, o cristão tem a oportunidade de receber base para argumentar e combater certos conceitos que são contra a fé em Cristo. Somente será possível apresentar respostas às perguntas que esta geração faz desde que o professor se empenhe em buscar subsídios e materiais sólidos para expor ao aluno. Um professor de Escola Bíblica Dominical é um instrumento de transformação na vida do cristão, tem a função de moldar esta pessoa de forma teórica (podendo ser prática) para que a mesma se torne um verdadeiro discípulo de Cristo (Mt 28.18-20). O educador cristão deve apresentar bons princípios que serão úteis para a vida. Para a educação cristã existem verdades sólidas, e estas verdades devem ser apresentadas com propriedade para não causar dúvida no ouvinte.

 

Através dos séculos, a Escola Bíblica Dominical tem sido importante instrumento de ensino nas igrejas cristãs, tem como responsabilidade desempenhar o processo de continuidade da cultura cristã nas gerações vindouras. É através do ensino sistemático que grandes líderes surgem, e em sua grande maioria estes líderes iniciaram sua formação na Escola Bíblica Dominical.

 

A Escola Bíblica Dominical é o departamento mais importante da Igreja, porque ao mesmo tempo que ensina, está evangelizando, atendendo plenamente as duas principais demandas da Grande Comissão (Mateus 28.19-20).

 

Isso demostra que devemos valorizar este espaço para o ensino e incentivar não apenas o professor a se preparar melhor para lecionar, mas devemos motivar todos os cristãos a participarem da Escola Bíblica Dominical, porque é através dela que temos a oportunidade de debater ideias e receber instruções para um viver com Cristo.

 

 

Fonte Revista Ensaios Teológicos

www.ensaiosteologicos.fbp.edu.br

 

 

 

 

 

Sônia Mara Costa é pedagoga, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Supervisão Educacional pela PUC-MG. Especialista em Educação Infantil. É Ministra de Ensino da Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web