Por Larissa Almeida
O planejamento previdenciário é um tipo de serviço pouco utilizado, porém, de grande importância para o segurado. Isso porque, planejar a aposentadoria garante ao segurado o melhor benefício possível, bem como pode evitar problemas na hora do requerimento.
Sabemos que para se aposentar, é necessário o cumprimento de uma série de requisitos exigidos pela legislação. Todo o processo de aposentadoria exige atenção, análise profunda e organização.
Diante disso, o primeiro passo, é saber que o momento ideal para iniciar o planejamento é a partir de 35 anos de idade, isso porque, a partir dessa idade é possível ter uma visão geral da situação previdenciária, podendo planejar-se para obter melhores condições no futuro, ou seja, quanto antes o planejamento começar, melhor será o resultado final.
O planejamento é focado no benefício econômico, bem como para evitar prejuízos em se aposentar após o tempo necessário, ou se aposentar antes do tempo necessário, também para que o segurado contribua com valores corretos.
Assim, o planejamento de aposentadoria consiste em uma análise aprofundada e completa dos dados previdenciários a fim de se obter o melhor benefício possível. Esses dados (tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos) são analisados e apresentam todas as diferentes opções de aposentadoria, com as vantagens e desvantagens de cada uma. Portanto, com a ajuda de um advogado especializado, você poderá dar entrada na sua aposentadoria buscando a melhor alternativa para o seu caso.
Larissa da Costa Almeida Rocha é Advogada Proprietária do Escritório Almeida Rocha Advocacia, Cursando MBA Legislação Trabalhista e Direito Previdenciário pela BSSP Centro Educacional.