10.04.2019
TEXTO: Joel 2.23-32
“Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia. As eiras ficarão cheias de trigo; os tonéis transbordarão de vinho novo e de azeite. "Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês. Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado. Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado. "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.”
Esse texto é uma profecia do profeta Joel ao povo de Israel. É uma palavra de esperança àqueles que haviam passado por uma grande luta. No Capítulo 1 veremos que a praga de gafanhotos havia destruído todas as coisas em Jerusalém, e com elas os sonhos, a alegria e toda a esperança do povo de Israel.
É interessante que muitas vezes isso também acontece com a gente. Em muitos momentos na vida, enfrentamos a tragédia da desesperança. Por enfrentar tantas crises e dificuldades na vida, chega um tempo que vamos nos encontrar com a desesperança na fé, desacreditando que um dia tudo se renovará. E isso também nos leva a desesperança nas pessoas, de que elas podem mudar. E o mais triste sintoma da desesperança é quando desacreditamos em nós mesmos.
A falta de esperança é algo muito ruim na vida de alguém. Diz um pensador: Antes perder a vida do que a esperança. O povo de Israel estava vivendo esse tempo de desesperança. Mas é nesse exato momento que Deus, através do profeta Joel, traz uma Palavra de Esperança. Eu não sei o que você tem passado, se por algum motivo você perdeu sua esperança. Mas existe uma palavra de esperança para você.
UMA PALAVRA DE ESPERANÇA PARA AQUELES QUE TEM PERMANECIDO FIRMES
Existe uma palavra de esperança para você que permanece firmes diante das adversidades e não tem visto nada mudar. No texto acima, lemos que o Senhor convida o seu povo a se alegrarem e a se regozijarem pois Ele traria restauração para o povo diante das adversidades. No livro de Salmos capítulo 3, verso 5 diz: Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
O segredo querido é permanecer firme, mesmo quando tudo parece perdido. Vai dizer um compositor da musica popular brasileira: “Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho, quando tudo está perdido, sempre existe uma luz.” Nós cremos que Jesus sempre será a nossa luz, aquele que nos direciona mesmo em tempos difíceis. Quando tudo parece não ter mais jeito, permaneça firme.
UMA PALAVRA DE ESPERANÇA PARA AQUELES QUE CAÍRAM OU SE AFASTARAM
As tragédias da vida levam as pessoas a fazerem coisas terríveis. O povo de Israel se desviou do seu Deus, o mesmo Deus que os tinham feito prosperar. Eles deram as costas para Deus, e por isso a veio sobre eles a grande praga de gafanhotos. Não foi castigo de Deus, mas consequência da desobediência. Mas mesmo assim Deus promete restituir tudo o que foi destruído.
Talvez as dificuldades, as lutas, as circunstancias te fizeram cair, pecar, se afastar de Deus. Mas essa promessa te alcança hoje também através de Jesus. Em Lucas 15:18-20 lemos: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou”
Restituição é a palavra de esperança para aqueles que desejam retornar a presença de Deus. Pedro negou Jesus, mas Jesus deu esperança a Pedro oferecendo-lhe perdão.
Uma linda composição do grupo Logos que ultrapassa gerações nos inspira a sempre retornar para a casa do Pai, ela diz: “Mas... nunca é tarde não, sai da escuridão, há um novo dia, nova manhã. A mesma casa tem portas abertas, pessoas certas, amigos e irmãos.”
UMA PALAVRA DE ESPERANÇA PARA AQUELES QUE NUNCA SE ENCONTRARAM NA VIDA
Muitos no povo de Israel andavam perdidos, sem rumo, por exemplo, os estrangeiros que nunca tinham servido ao Deus de Israel, privilégio este, somente ao Povo de Israel. Quem não era Judeu não tinha a possibilidade de ser chamado povo de Deus. Mas essa profecia vem trazendo um rumo aos perdidos. Vem trazendo esperança àqueles que estavam sem salvação. Essa profecia se cumpre com a vinda do Messias. Que veio trazer salvação ao mundo.
Romanos 10:9-13 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Salvação, essa é a palavra de esperança para os que estão sem rumo. Talvez hoje você se sente como um daqueles estrangeiros no meio do povo de Israel, perdido. Mas Jesus veio para trazer um rumo certo para a sua vida, Ele veio para trazer esperança ao seu coração.
CONCLUSÃO
Augusto dos Anjos vai dizer:
A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença,
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.
Não dá pra viver sem esperança. Talvez seus sonhos se perderam por falta de esperança, ou a sua alegria se perdeu por falta dela. Mas Deus está te convidando para renovar a sua esperança de um futuro melhor, a esperança de viver uma vida abundante ao lado de Jesus.
Pr. Celso Alexandre
Ministro de Evangelização e Missões