08.05.2020
Josué 15.19
“Já que me deu terras no Neguebe, dê-me também fontes de água”. Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as inferiores”.
Numa época em que os filhos não escolhiam seus maridos e esposas - já que eram seus pais que o faziam -, Calebe faz uma proposta de que quem conquistasse a cidade de Quiriate-Sefer receberia como recompensa a sua filha, Acsa, em casamento.
Ela, por saber que seu pai o amava profundamente, foi obediente e casou-se com Otoniel. Mas, como as terras recebidas por eles não tinham água, ela foi falar com o pai para mudar essa situação, então pede: “Já que me deu terras no Neguebe, dê-me também fontes de água”. Enquanto muitos se conformavam com terras secas, com desertos áridos, com lugares improdutivos, ela rejeita toda essa situação em sua vida e família. Ela quer mais, ela aspira por bênçãos e crê que pode alcançar mais, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma colheita abundante.
Acsa foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Ela nasceu e cresceu no deserto, enquanto o seu povo caminhava do Egito a Canaã. Foi um tempo difícil, de provações, de escassez e de instabilidade. Mas foi em meio a todo esse cenário, e também pela influência de seu pai, que ela se tornou uma mulher forte, valente e destemida.
Acsa confiou em Deus, e recebe de seu pai muito mais do que pediu. Ela recebe fontes de águas superiores e inferiores. Isso mostra que todas as suas terras, tanto as montanhas quanto os vales, seriam abençoadas. Essa questão nos fala das situações extremas em que podemos nos encontrar. As montanhas falam de triunfo e os vales, das adversidades. Mas, em qualquer situação, seja nas montanhas, seja nos vales, Deus está conosco, jorrando uma fonte de águas abençoadoras, pois Deus é Deus dos montes e também dos vales. Foi isso que Acsa experimentou, e é isso que todos nós podemos experimentar quando não nos conformamos em viver em terras áridas, mas buscamos as bênçãos de um Deus Todo Poderoso, que tem prazer em nos abençoar. Esta é a afirmação da Bíblia no Salmo 84.5,6 que diz: “Como são felizes os que em Ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas”.
Deus o abençoe!
Pr Zildo Nascimento