TV PIBCI

Ação pela Vida


12.09.2016

Dicas para Exercitar o Amor ao Próximo

 

 

 

Com a rotina, acabamos nos esquecendo que existem milhares de pessoas que precisam de nossa ajuda. Não deixe com que o estresse do dia a dia te torne uma pessoa fechada apenas na sua vida. Ajudar ao próximo é uma sensação maravilhosa, experimente!

 

Faça Doações

 

Um dos jeitos mais fáceis de ajudar o outro é conseguir separar roupas, utensílios, móveis e tudo o que para você já não é mais necessário, e doar as pessoas que poderão fazer reúso dessas coisas. Existem milhares de instituições e você pode procurar por aquela que seus objetos vão ser melhores aproveitadas, casas que cuidam de alguma doença, pessoas carentes e até animais abandonados, podem ser ajudados. Vale a pena pesquisar, pois muitas vezes, com apenas um telefone, eles podem retirar em sua casa, caso seja objetos muito grandes.

 

Visite Pessoas Doentes e Idosos

 

Algumas pessoas, em decorrência de algumas doenças e idade, acabam passando grande parte da vida em hospitais. E tudo mundo sabe que viver enclausurado em um local frio como hospitais não é muito agradável, então aproveite para fazer visitar esses ambientes, conversar com essas pessoas, contar histórias e ouvir o que elas tem a dizer. Além de tirar muito aprendizado sobre a vida, você acaba colocando um sorriso no rosto do outro. E não há nada mais recompensador que isso.

 

Doe Sangue

 

Todo mundo sabe: existem milhares de pessoas que passam por situações que precisam de ajuda do outro. E muitas delas se referem às doenças e acidentes. Seja um doador de sangue, pois seu tipo sanguíneo sempre poderá ajudar outras pessoas. Sempre que puder ou lhe pedirem ajuda, doe sangue e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo.

 

 

Seja um Doador de Órgãos

 

As filas de espera por doadores compatíveis é enorme, e se você se declarar como doador de órgãos, poderá salvar muitas outras vidas. Certifique-se de comunicar sua família sobre isso também. Além disso, estimule outras pessoas a tentar salvar outras vidas.

 

 

Seja Simpático e Educado

 

Independente de como está seu humor no dia, ninguém precisa ficar observando cara feia. Quando estiver passando por alguém, sorria, cumprimente, diga um bom dia animado. Algumas vezes, poucas palavras fazem muito bem ao outro e nos lembra que precisamos ser mais educados e simpáticos uns com os outros para conseguir viver uma vida em sociedade.

 

Seja um Voluntário

 

Quando nos voluntariamos a uma ação, ajudamos outras pessoas sem nenhuma recompensa monetária, mas nossos corações se enchem de felicidade e gratidão quando vemos que nossas ações importam realmente para outras pessoas. Existem milhares de opções, você pode auxiliar a preparar refeições, passar alguns ensinamentos ou cuidar de quem precisa. Procure por instituições que precisam de ajuda perto de você e construa uma rede de bondade.

 

Como voluntário, ao doar sua energia e sua generosidade, você estará respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas. Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor”.

 

Aniversário Solidário

 

 

Todos os anos, em nossos aniversários, acabamos fazendo uma festa e ganhando diversos presentes. E muitos deles, vão direto para doação. Que tal fazer diferente? Faça uma festa e peça para que cada convidado traga algum alimento ou roupa. Assim, você consegue juntar duas ações muito boas: comemorar seu dia e ajudar o próximo.

 

Doe Objetos, Roupas e Alimentos

 

Roupas e objetos (em bom estado) que você não use mais podem ser doadas para instituições de caridade ou para alguém que você conhece e sabe que precisa. Você pode doar também os alimentos que compõem a cesta básica para ajudar famílias, escolas, hospitais, entre outros locais que precisam de alimentos

 

Compre Produtos que Ajudem Instituições

 

Existem hoje milhares de produtos nas prateleiras que são voltados a alguma instituição ou projeto social. Que tal escolher aqueles que podem fazer isso? Além disso, existem muitas instituições que comercializam artesanatos e produtos com a maior parte da renda voltada para ações que ajudam uns aos outros. Promover ajuda a quem necessita é uma forma de elevar o espírito e uma melhora na convivência em sociedade.

 

Compre Alimentos para Quem Precisa

 

Hoje, muitas pessoas, vivem nas ruas e acabam sentindo grande dificuldade para se alimentar. Se alguém lhe pedir por um prato de comida, não negue. Ao invés disso ofereça ajuda, compre comida e os ofereça com simpatia e respeito.

 

Console Alguém que Esteja Passando por um Momento Difícil

 

 

Não importa quem seja. Uma pessoa que estiver de luta, ou alguém que está passando por uma grave doença, ou pessoas com certas dificuldades. Escutar o que o outro tem a dizer e suas queixas é ótimo. No mundo, poucas pessoas estão preocupadas em ouvir uns aos outros, mas sempre querendo falar algo. Então ouça mais as pessoas e ajude com palavras reconfortantes, abraços fortes ou distrações.

 

Empreste a Sua Voz

 

Existem muitas pessoas que estão necessitadas e desfavorecidas no mundo e que precisam se fazerem ouvir, mas não conseguem. Ajude alguém dando sua voz por essas pessoas – é, claro que não precisa de assumir a causa sozinho, mas você pode ser solidário, conseguir juntar um grupo de apoio para essas pessoas.

 

"Orai uns pelos outros, para que sareis.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago (5 -16)

 

Envie um E-mail, SMS ou um Telefonema Simpático

 

 

Para além de ser uma excelente maneira de manter o contato, um bonito e-mail pode ser perfeito para agradecer ou então para dar os parabéns seja por uma promoção, aniversário, trabalho…

 

Ame

 

Pode parecer clichê, mas o amor é um dos maiores facilitadores do mundo. Então, ame ao outro, olhe com olhos mais atentos a suas realidades e tente ao máximo desejar a ele o que você gostaria de ser e de ter. Não há nada mais poderoso que o amor, ainda mais quando é genuinamente dirigido a outra pessoa, expressado com simpatia, carinho, sorrisos, abraços, beijos e ajuda. Demonstre seu amor, no fim, vai parecer muito mais especial do que você poderia imaginar.

 

Finda a sua missão terrena, o Filho de Deus transferiu à sua igreja, como parte de sua missão, o cuidado com os pobres ao dizer: “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”. Uma igreja que apenas se importa com a salvação da alma, não atentando para as outras necessidades básicas dos pecadores, sem dúvida é uma igreja que não tem consciência de sua real missão.

 

"Respondeu-lhe JESUS: Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.37-40).

 

 

Referência:

 

Dicas para exercitar o amor ao próximo.

Disponivel em: http://www.mensagenscomamor.com/dicas-amor-proximo

 

 

 

 

Marília Barboza Fernandes

Ministra de Ação Social

 

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web