Por Noemi Borges
O papel do professor, hoje em dia, vai muito além de transmitir conhecimento, ou seja, conteúdos da grade curricular, já que este profissional trabalha em prol de preparar os alunos para a vida em sociedade.
Essa responsabilidade do profissional da educação torna sua atuação de ser professor muito mais complexa, pois além de despertar o interesse da criança naquele conteúdo o mesmo lida com todo o contexto em que aquela criança está inserida.
Não obstante a sua formação como cidadão, o professor também tem de saber lidar com os problemas sociais que essa criança, agora seu aluno traz para dentro de sua sala de aula. Principalmente do âmbito familiar.
A falta de estrutura familiar trará nessa criança inseguranças e medos que atrapalham o processo de aprendizagem e o desenvolvimento escolar delas.
Trabalhando diariamente, há 8 anos, na área da educação vivenciamos todo esse processo desde a sua identificação até a conclusão de alguns deles. Pois vemos que a falta da equipe multidisciplinar atrapalha o processo de desenvolvimento da criança principalmente na fase da alfabetização.
Para suprir essa gama de quesitos ou exigências da criança o professor sozinho não suprirá. Haja vista a importância do quanto a educação e os costumes transmitidos pela família influenciam nas atitudes e nos comportamentos apresentados pela criança em qualquer local, independente da presença familiar.
Os filhos são reflexos dos pais, porém sem negar a capacidade de transformação, de análise crítica de cada pessoa. Portanto, a família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, pois é no meio familiar que ele estabelece os primeiros contatos com o mundo externo, com a linguagem, com a aprendizagem e adquire os primeiros valores e hábitos.
Segundo Polity: “ Algumas famílias manifestam sua decepção pelos maus resultados escolares de seus filhos. Outras podem se apresentar indiferentes pelas dificuldades da criança. Entretanto, o que se observa em comum a essas duas atitudes opostas é que ambas afetam o sujeito em sua totalidade, impedindo que ele cresça de forma natural e satisfatória.” (2001, p.16)
A maneira que a família reage diante dos resultados da aprendizagem da criança demonstra a forma que ela percebe o seu filho e a importância que a mesma dá em participar do processo de aprendizagem.
A família que vivencia a escola e o processo de aprendizagem dos filhos dá fundamental importância para que a criança se sinta segura, caso haja problemas relacionados ao Déficit de Atenção ou aos TDH’s ou até mesmo crianças portadoras de Necessidades especiais, pois se acontecer de ela sofrer algum tipo de discriminação no meio escolar, ou por colegas da escola, é indispensável que ela saiba que terá o apoio e compreensão da família e desta equipe que deverá investigar o caso e se inteirar do assunto, para assim ajudá-la na autoestima e também defender e elucidar as redes de relação das quais a criança tenta participar.
Se sempre existir a parceria entre pais e escola possivelmente ocorrerá o alcance de bons resultados em relação ao aluno/filho. Logo se pode perceber que o principal papel da família deve ser acolher a criança, oferecendo-lhe um ambiente estável no que se refere à amor e compreensão.
Segundo Scoz: “A família é a instituição educacional mais importante, de maior projeção, responsável pela educação do caráter, da afetividade e do universo emocional e moral de cada cidadão. Quem tem uma família bem estruturada terá maior facilidade em aprender e a se desenvolver na escola em qualquer nível.”(apud ANDRADA 1999, p.12)
Mas não basta a identificação de problema é necessário tratá-lo para que a criança possa estar apta a receber os conceitos necessários para seu aprendizado. Daí urge a necessidade de outros profissionais tais como o fonoaudiólogo, o psicólogo, o neuropediatra para que trate dessa criança em sua integralidade. Uma vez que a criança é um universo de ideias, saberes e carências.
Essa é uma dificuldade quando a criança precisa passar pela saúde pública, que necessita de maiores condições para realizar a sua missão e também pela discussão sobre a realidade da sociedade brasileira neste momento histórico.
Porém o papel da equipe multidisciplinar atuando junto ao professor seria o modelo ideal, para que a criança desenvolvesse as habilidades que compõem a aprendizagem da leitura, da escrita e da Matemática. Sendo o seu dever também prevenir problemas que possam acontecer no âmbito escolar e fora dele na vida da criança como um todo.
Claro está à importância da existência de um acompanhamento global, ou seja, do professor, pedagogo, psicopedagogo e dos profissionais da saúde (neuropediatra, fonoaudiólogo e psicólogo) atuando diretamente em conjunto no processo de aprendizagem da criança. Isso de forma acessível a todos, pois nossa Carta Magna garante a Educação no seu artigo 6° “ São Direitos sociais a EDUCAÇÃO, a SAÚDE, a alimentação, o trabalho, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma dessa Constituição. (grifo nosso) E também em seu art.205 “A Educação é direito de todos e dever do Estado e da família...”
Provérbios 4 diz:
“1 Ouvi, filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento.
2 O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução.
3 Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe,
4 ele me ensinava e me dizia: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.
5 Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.
6 Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.
7 O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento.
8 Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.
9 Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor".
10 Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa.
11 Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas.
12 Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará.
13 Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.
(Bíblia Sagrada).
Noemi Nantes Borges é formada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim - FDCI, pós graduada pela Associação do Ministério Público do Estado do espírito Santo. É servidora pública municipal Atuando na Educação desde 2008. É contadora de história Infantil. É Conselheira da UFMBEES.