Por Noemi Borges
Acompanhar a criança em seu desenvolvimento Escolar é uma obrigação dos pais ou responsáveis, uma vez que a criança recebe essa supervisão ela se sente segura.
Tal segurança é primordial para que o processo de aprendizagem escolar seja iniciado ou concluído. Em que pese o período de aprendizado escolar não seja acompanhado ou supervisionado, com a família do educando o mesmo não se sentirá valorizado.
Pelo contrário, não haverá estímulo que impulsione ou motive a criança a desenvolver mais habilidades para o seu desenvolvimento.
A parceria entre a escola e a família já faz parte do programa educacional dada sua importância.
A família ou os responsáveis pelo aluno precisam acompanhar periodicamente as avaliações, as reuniões e principalmente o dia a dia da criança: seus deveres e atividades escolares.
Perguntar frequentemente como foi seu dia na escola?. Uma simples pergunta que pode inconscientemente levar a criança a fixar o aprendizado recebido e incluir conscientemente a participação da família nesse processo.
A repetição gerará a fixação e a concretização do conceito ensinado. Uma simples atitude pode ajudar nesse grande processo.
Participar, se envolver dar importância ao que a criança aprende na escola é tão importante que já está estabelecido em lei.Os órgãos de proteção a criança e ao adolescente também tem sua coresponsabilidade em garantir tal acompanhamento familiar.
O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases e os Conselhos Tutelares detêm o poder dever de garantir os direitos fundamentais da criança, assim como a Constituição Federal Brasileira.
Noemi Nantes Borges é formada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim- FDCI, pós graduada pela Associação do Ministério Público do Estado do espírito Santo. É servidora pública municipal Atuando na Educação desde 2008. É contadora de história Infantil.