Por Daniel Borges
Fato é que nenhuma organização consegue alcançar a perfeição. Por mais que seus gestores sejam líderes capazes, criativos e empreendedores, sempre surgem questões a serem resolvidas ou melhoradas. Isso por que o mundo em que vivemos é muito dinâmico e, como tudo muda muito rapidamente, processos e ações que dão resultados numa realidade, logo deixam de dar porque a realidade muda constantemente. Além disso, as empresas que querem se manter no mercado e buscam destaque, precisam antecipar as mudanças. Somente assim, se manterá a frente de seus concorrentes.
É premissa básica em qualquer organização que as atividades dos colaboradores gerarão produtos ou serviços que se transformarão em recursos que financiarão os custos para existência e manutenção dessa organização, além do lucro para remunerar os sócios bem como a realização de reinvestimento na organização. Vale definir que produção a que referimos vai além da produção industrial de produtos. Mas refere-se também a produção intelectual, burocrática, de serviços, etc.
Uma organização será bem sucedida quando seus colaboradores produzirem muito com a menor quantidade de recursos possível. No entanto, uma instituição produtiva só é possível quando são levados em considerações alguns fatores:
· Rigoroso e bem aplicado processo de recrutamento e seleção. Nenhum profissional é capaz de produzir bem se não possuir o perfil adequado que a vaga de produção exige. Portanto, se uma empresa que produzir bem e em quantidade ideal, deve se preocupar em contratar corretamente, selecionando os profissionais cujo perfil mais de adéqua a vaga, bem como à cultura e valores da organização.
· Clima Organizacional agradável. Dificilmente um colaborador será produtivo o bastante num ambiente desagradável, com pressão demasiada. Principalmente em locais onde a produção é intelectual, é necessária a criatividade e ninguém consegue ser criativo embaixo de pressão desnecessária.
· Satisfação e motivação dos colaboradores. Nenhum insatisfeito fará qualquer esforço para se esmerar e conseguir ser produtivo. Portanto, é necessário criar um ambiente e mecanismos através dos quais os colaboradores se sintam satisfeitos, assim é possível que retribuam com grande produtividade. Já é comum o entendimento que ninguém pode ser motivado, mas também já é senso comum que atitudes simples, às vezes, permitem que os colaboradores se motivem. Elogios, boa remuneração, reconhecimento, empatia, benefícios, entre outros, podem deixar os colaboradores satisfeitos, portanto, propensos a se motivarem.
· Presença de todos os equipamentos necessários funcionando adequadamente. Não é possível realizar um bom trabalho sem equipamentos ou com equipamentos inadequados. Grandes talentos e suas geniais ideias podem se exterminar com falta de condições de trabalho. A organização que quiser ter uma alta produtividade precisa investir em equipamentos e boa condições de trabalho. Alguns custos precisam ser encarados como investimento, e não apenas como gasto. Ambiente climatizado, computadores modernos com funcionamento adequado, cadeiras confortáveis, e todo tipo de equipamento necessário para produção deve estar em bom estado e contribuir para melhor produtividade. Além disso, vale ressaltar que equipamentos adequados, sendo utilizados da forma correta, evita acidentes e doenças, o que auxilia ainda mais na produtividade.
· Constante atualização e treinamento. A inércia profissional causa efeito de redução da produtividade. Incentivar e criar meios para que os colaboradores estejam sempre se atualizando, fazendo cursos, se reciclando, além de auxiliar na alta produtividade, permite o contato com o mercado e auxilia na busca pelo destaque e superação.
· Momentos de lazer, descontração e integração. As atividades cotidianas já tendem a ser estressantes. Proporcionar momentos de lazer, descontração e integração da equipe de trabalho contribui para a produtividade. Vale ressaltar que essas atividades devem ser com toda a equipe, assim elimina parte da sensação que o trabalho é somente um peso e que a parte boa da vida é fora dele. Dessa forma, além de aliviar a tensão diária, é possível contribuir para um ambiente de colaboração mutua, além de auxiliar na criação da sensação de prazer em trabalhar na organização.
· Estabelecimento de Metas Possíveis. Produção sem meta gera preguiça e pouco resultado. Metas inalcançáveis gera desmotivação e falta de interesse. Portanto, é importante encontrar o meio termo, uma meta difícil, mas totalmente possível.
Em se tratando de ciências administrativas, nada é absoluto. Contudo, ações e atividades simples podem gerar grandes resultados numa organização. Vale ressaltar também que todo processo de melhora passa pelos momentos de transição, que geralmente são quase caóticos, contudo momentâneos e seguidos de melhoras significativas.
Daniel Pereira Borges é graduado em Administração, MBA Executivo em Recursos Humanos.