TV PIBCI

Artigos / Dicas de Economia


A Importância da Comunicação Interna na Organização

Por Daniel Borges

 

 

Pode-se dizer que não é possível uma organização obter sucesso se tiver uma comunicação interna falha ou ineficaz. A comunicação é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da organização como um todo, bem como de seus colaboradores como indivíduos produtivos. Se a organização não consegue comunicar com os seus colaboradores seus projetos, visão, missão, objetivos e procedimentos não pode cobrá-los por não cumprir ou segui-los. E não adianta colocar como desculpa o fato de ter a missão e visão expostas em alguma parte da empresa ou disponível no site. É necessário fazer com que cada colaborador não somente conheça, mas tenha essas informações de formas detalhadas e intrínseca dentro de si.

 

Deixar os colaboradores a par de todas as decisões que serão tomadas ou cientes do motivo das decisões já realizadas contribui para um bom clima organizacional. Por exemplo, dispensar o serviço de um colaborador sem explicar aos demais as razões, pode gerar na equipe uma sensação de insegurança, falta de comprometimento por parte da empresa. Essa insegurança pode fazer com que os colaboradores busquem alternativas de trabalho, e não podem ser acusados de falta de comprometimento, uma vez que estão se sentindo ameaçados e inseguros.

 

Deixar claro para todos da empresa o que pode e o que não deve ser feito também é muito importante. Não basta achar que todos sabem e vão cumprir. É necessário expor as regras de forma clara. Muitas vezes as empresas têm normas implícitas, que os colaboradores cumprem pelo tempo de casa, contudo, os novatos sofrem por não ter acesso a essas informações. Outro fator importante é nunca valer da expressão “faz o que eu mando, mas não faz o que eu faço”. O exemplo é a melhor forma de um líder alcançar sucesso na implantação de regras.

 

Outro ponto importante, que faz parte da comunicação, é o feed back. Não basta pensar em dispensar um colaborador. Em muitos casos, vale a pena tentar fazer com que o colaborador melhore. Não adianta esperar que sozinho ele vai perceber suas deficiências. É importante que se comunique com ele os comportamentos que precisa ser melhorado e de tempo para que haja essa mudança.

 

Vale ressaltar que não existe formula pronta para a comunicação, pois tudo depende de quem, a quem, por que meio, para qual fim e o que está se comunicando. É importante sempre lembrar que o que vale na comunicação não comunicar, é ser entendido. A mensagem precisa alcançar o seu objetivo. Nesse caso o meio e a forma são muito importantes. Gritos, arrogância, entre outras barreiras, podem impedir que o comunicado receba a mensagem como deveria. Vale considerar tudo o que pode ser tornar uma barreira para uma boa comunicação, buscando sempre evitá-la.

 

 

 

 

 

Daniel Pereira Borges é graduado em Administração, MBA Executivo em Recursos Humanos

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web