Por Elizeu Vargas
Vivemos dias e momentos de grandes desafios. Em nossa vida pessoal, familiar, religiosa e profissional, somos sempre desafiados a novas coisas, com novas ideias e, consequentemente, a vivermos novos momentos. Enfim, onde quer que estejamos, somos desafiados.
No contexto econômico/financeiro não é diferente. Vivemos e convivemos com grandes desafios. Constantemente nos deparamos com pessoas e famílias que enfrentam grandes dificuldades na área profissional e financeira. Quero, neste momento, desafiar a todos que convivem com a realidade da dificuldade financeira e na busca de atividade profissional, a ser um empreendedor. Não importa onde você está, ou melhor, não importa qual seja a sua área profissional, sua experiência ou vocação, onde você estiver existem oportunidades para ser um empreendedor.
Considerando que ser empreendedor significa, ser um realizador que produz novas ideias através da criatividade, ou ainda, ser empreendedor é aquele que vê o que poucos veem, que sai da área do sonho e parte para a realidade, quero dizer a você, leitor, se deseja ser empreendedor como músico, eletricista, bombeiro, cozinheiro, pintor, costureiro, bordador, ou qualquer outra atividade semelhante, você poderá se organizar e se tornar um Microempreendedor Individual – MEI, e ter a sua atividade profissional regularizada.
Para melhor compreensão, o MEI, que significa Microempreendedor Individual, são pessoas que trabalham por conta própria. É aquele que se legaliza como pequeno empresário. A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como “informal” possa se tornar um MEI legalizado. Entre as vantagens oferecidas pela Lei 128/2008, podemos destacar: o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária para movimentação dos recursos financeiros; pedido de empréstimos para investimentos no seu negócio; a emissão de notas fiscais, que facilita a venda de seu produto; e ainda sua contribuição previdenciária. Para maiores esclarecimentos, se necessário, procure um Contador.
Você está desempregado? Tem passado por dificuldades financeiras? Nossa sugestão é: peça a Deus saúde e muita coragem, saia da sua zona de conforto e busque realizar o seu sonho, com novas ideias, novos desafios, através da realização de uma atividade profissional, aquela que você melhor se identificar. Seja um Empreendedor onde estiver.
Elizeu Crisostomo de Vargas é graduado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim – FACCACI, Pós-Graduado, com Especialização em Administração Financeira e Contábil, pela FACCACI, em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Contador e Professor de Contabilidade Pública.