TV PIBCI

Artigos / Dicas de Economia


Contabilizando os Efeitos da Covid-19

Por Elizeu Vargas

 

 

Vivenciamos, nos últimos tempos, a maior pandemia de nossa história mais recente, provocada pelo Novo Coronavírus e, consequentemente, o isolamento social. A retração das atividades econômica e a incerteza de soluções seguras para a prevenção e combate à doença causam grandes preocupações sobre o saldo de tudo isso após a contabilização dos efeitos positivos e negativos do que vem acontecendo no Brasil e no Mundo, em função da pandemia.

 

São vários os impactos causados pela pandemia da COVID-19. Dentre eles podemos destacar:

 

Impacto econômico – A Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) avalia que os impactos econômicos da crise do coronavírus são diretamente relacionadas à determinação do isolamento social e podem ser definidos em três componentes: impacto imediato diante das restrições à produção e ao consumo; duração do período de recuperação e impacto sobre a trajetória de longo prazo da economia.

 

Impacto do Isolamento Social – Segundo Juliana Sayuri, De Toyohashi (Japão) para a BBC News Brasil, a quarentena imposta, auto-isolamento e outras restrições de movimento se tornaram comuns em diversos países diante do novo coronavírus. Afirma, ainda, que o impacto do isolamento social é diferente de país para país, agora e a longo prazo. Acredita-se que sociedades mais “abertas”, como o Brasil, lidem com a condição de isolamento sob mais estresse e tensões, do que sociedades mais “fechadas”, como o Japão.

 

Impacto no comportamento – Estudos feitos no período da pandemia mostram mudanças de hábitos na rotina e comportamento das pessoas diante da COVID-19.

 

O momento não é de desespero; muito pelo contrário, é preciso calma, serenidade na busca de soluções, equilíbrio emocional e cautela nas tomadas de decisões, sejam elas nas esferas pessoal, familiar ou institucional.

 

Recomendamos um Balanço, após a contabilização do Saldo Anterior (como era a situação antes da pandemia), Debitar os efeitos negativos durante a pandemia (até o momento presente), Creditar as etapas vencidas (mesmo diante das dificuldades), e obter o Saldo Presente. Isto pode ser demonstrado periodicamente da seguinte forma:

 

. Situação Antes da Pandemia – SAP

. Efeitos Negativos da Pandemia – ENP

. Etapas Vencidas na Pandemia – EVP

. Situação Atual – SA

 

Logo: SAP – ENP + EVP = SA

 

Cada indivíduo vive situações diversas na vida cotidiana e não é diferente neste momento de pandemia. O enfrentamento passa por questões de saúde, econômicas, emocionais e tantas outras dentro do contexto vivenciado por cada um. Assim, a fórmula de contabilização sugerida pode ser aplicada de forma separada, em cada item do enfrentamento à pandemia, ou de forma geral dentro do contexto pessoal, familiar ou institucional.

 

Sabemos que ninguém gosta de passar por tribulação. A tribulação é um tempo de sofrimento e dificuldades, que põe à prova a nossa fé e esperança. Mas Deus está conosco, até nas mais duras tribulações.

 

 

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5.3-5)

 

 

 

 

 

Elizeu Crisóstomo de Vargas é Graduado em Ciências Contábeis, Especialista em Administração Financeira e Contábil, Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web