TV PIBCI

Artigos / Ler, Aprender e Saber


A Importância da EBD e o Processo de Ensinagem

Por Elizeu Vargas

 

 

A Escola Bíblica Dominical – EBD é um importante espaço existente em nossas igrejas, pois é a organização responsável pela educação cristã de seus alunos, tendo como ênfase o ensino da Palavra de Deus. Neste sentido, o professor da EBD exerce papel fundamental para o êxito dessa organização. O primeiro mestre citado na Bíblia foi o próprio Deus, como podemos ver em Gênesis 3:8-11, quando falou com Adão, e em Êxodo 4:12, quando Deus se propôs a ensinar a Moisés.

 

“Ensinagem” é um termo que surgiu recentemente, em 1994, por Léa das Graças Camargo Anastasiou. De acordo com a autora, o referido processo surge “englobando tanto a ação de ensinar quanto a de apreender” (ANASTASIOU, 2004, p.15). Apesar de não ter ainda um conceito formal em nossos dicionários, podemos definir ensinagem como “o processo pelo qual ocorre a aprendizagem”.

 

O processo de ensinagem precisa ser desenvolvido em nossas igrejas para que a EBD possa continuar desenvolvendo seu papel e contribuindo para o crescimento espiritual daqueles que participam dessa escola.

 

A nova ideia da ensinagem significa que a relação professor-aluno se dá com a criação de estratégias que facilitem a aproximação de conteúdos contextualizados com a realidade em que vivem os alunos. Os estudos que são ministrados na EBD precisam ser trabalhadas previamente pelo professor sem, no entanto, se esquecer do seu público-alvo: os participantes de sua classe. A contextualização do tema abordado é imprescindível para a produção do conhecimento bíblico almejado. Mais que aprender, é preciso apreender. Nesse sentido:

 

Existe também uma diferença entre aprender e apreender, embora nos dois verbos exista a relação entre os sujeitos e o conhecimento. O apreender no latim apprehendere, significa segurar, prender, pregar, assimilar mentalmente, entender, compreender, agarrar. Não se trata de um verbo passivo; para apreender é preciso agir, exercitar-se, informar-se, tomar para si, apropriar-se, entre outros fatores. O verbo aprender, derivado do apreender por síncope, significa tomar conhecimento, reter na memória mediante estudo, receber a informação de ... [...]

Daí a necessidade atual de revisar o “assistir aulas”, pois a ação de apreender não é passiva. O agarrar por parte do estudante exige ação constante e consciente: informar-se, exercitar-se, instruir-se. O assistir ou dar aulas precisa ser substituído pela ação conjunta do fazer aulas. Nesse fazer aulas é que surgem as necessárias formas de atuação do professor com o estudante sobre o objeto de estudo e a definição, escolha e efetivação de estratégias diferenciadas que facilitem esse novo fazer.[1]

 

É interessante analisarmos o modelo que temos na EBD. A estrutura existente na maioria das igrejas é composta por classes por faixa etária, significando, dessa forma, que tem lugar para toda a família (crianças, adolescentes, jovens e adultos), cada um estudando e aprendendo segundo sua capacidade e interesse.Que oportunidade excelente para aprender sobre a Palavra de Deus!

 

Nosso desafio é que os professores da EBD se esforcem para trazer sempre exemplos práticos em suas aulas de forma a aplicar os ensinamentos bíblicos aprendidos – e apreendidos – em nosso cotidiano. Que aprendamos com o grande mestre, Jesus Cristo, que por suas parábolas ensinou com clareza a importância de um Evangelho prático e acessível.

 

Deixo aqui um desafio a todos os professores e líderes que exercem influência em nossas igrejas: não deixem que a EBD seja vencida pelo secularismo de nosso tempo, que muitas vezes prega a desnecessidade desta tão importante escola. Invista na área de ensino e que a Igreja de Cristo possa, nos dias atuais, apreender através do processo de ensinagem.

 

“Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.”

(Romanos 15:4)

 

 

 

 

 

Elizeu Crisostomo de Vargas é graduado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim – FACCACI, Pós-Graduado, com Especialização em Administração Financeira e Contábil, pela FACCACI, em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Contador e Professor de Contabilidade Pública, Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, pela EMESCAM.

 



[1] ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2015, p. 19.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web