Por Elizeu Vargas
Falar sobre economia no contexto econômico em que estamos vivendo, causa, a princípio, espanto e desânimo para abordar o assunto. Mas, pensando bem, é bom que primeiro tenhamos o real conceito de economia, então vejamos.
Pesquisando sobre o assunto, encontramos o seguinte conceito: “Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.” Desta forma, continuando a pesquisa, concluímos que economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade. Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.
Percebemos, portanto, que se o Estado, as empresas e as pessoas entendessem bem o significado da palavra ECONOMIA e colocassem em prática, viveríamos em um ambiente totalmente diferente, sem os efeitos negativos da falta de tais práticas.
Quero, neste momento, levar aos leitores deste artigo a uma reflexão sobre as práticas necessárias para que cada um possa contribuir para a nossa economia, seja no âmbito pessoal e familiar, na empresa ou na esfera pública.
De forma geral, é necessário o controle de gastos para evitar desperdícios, e esse controle aplica-se tanto no processo de produção e distribuição de bem e materiais como no seu consumo. Em vários momentos de nossas vidas ou somos produtores ou somos consumidores de bens e serviços. Em qualquer uma dessas posições, podemos contribuir para o equilíbrio de nossa economia.
É preciso, portanto, que cada um faça sua parte para que a crise econômica que afeta nossa Nação, seja superada para que tenhamos esperança de dias melhores. Faça sua parte: na economia doméstica, como empresário, como gestor público, enfim, aonde você estiver, seja um agente transformador da economia.
Dentro deste contexto de crise econômica, como Igreja e como cristãos, precisamos buscar sabedoria vinda dos Céus, confiados de que Deus é um Pai rico e bondoso para proporcionar vida abundante aos que o buscam.
Elizeu Crisostomo de Vargas é graduado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim – FACCACI, Pós-Graduado, com Especialização em Administração Financeira e Contábil, pela FACCACI, em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Contador e Professor de Contabilidade Pública.