TV PIBCI

Cantando e Adorando


21.03.2017

A Adoração e a Religiosidade

 

 

No capítulo 9 de Atos encontramos a narrativa de umas das partes mais importantes da vida do apóstolo Paulo.

 

Nesse momento, ainda conhecido como temível Saulo, ele está determinado a ações violentas em nome da religião, quando subitamente, tem um encontro com Jesus.

 

Precisamos avaliar que Saulo era um religioso extremamente zeloso. Foi criado aos pés de Gamaliel (Atos 22.03), um importante doutor da lei, portanto, é bem provável que tinha conhecimento aprofundado. E todo esse zelo e amor religioso era o combustível para uma perseguição voraz contra os cristãos da época, tidos como rebeldes, blasfemos e perturbadores da ordem.

 

Saulo tinha um plano audaz, grandioso. Talvez pensasse que estivesse purificando o povo daquilo que considerava mal, mas seus olhos enxergavam apenas como homem, via apenas a legalidade religiosa. Até que, subitamente, tem um encontro real com Jesus. A Bíblia conta que ele ficou imediatamente cego. É como se Jesus dissesse para ele: “A partir de agora tiro sua visão humana para que tenha a visão realmente divina.”

 

Saltando as minucias dessa história, Saulo passa a ser Paulo e, agora com visão mas com outro olhar passa a ser o que consideramos, depois de Jesus, um dos maiores pregadores de todos os tempos.

 

E quais lições aprendemos com isso? A primeira delas é que precisamos tomar cuidado com a religiosidade. Pertencer ao corpo de Cristo e fundamental, estar inserido num grupo que professa a mesma fé é muito importante. Mas é preciso cautela para não ficarmos cegos, a ponto de nos prendermos as estruturas, as cerimonias, a hierarquia, e deixarmos de amar as pessoas, colocando-as em segundo plano.

 

Outra lição importante: Ser religioso não significa que conheçamos a Cristo de verdade. É preciso um encontro real, onde toda nossa história é transformada. Se não há uma mudança efetiva em nossa vida, é possível que não estejamos passando de religiosos. O encontro real com Jesus muda nossa história, muda nossa visão, muda nossa vida.

 

Se queremos ser verdadeiro adoradores, temos que ter um encontro real com Cristo! Se queremos praticar a verdadeira religião, precisamos exercitar o amor ao próximo.

 

 

 

Daniel Borges

Líder da Equipe de Louvor

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web