TV PIBCI

Artigos / Ler, Aprender e Saber


O Que é o Tempo? Se Ninguém me Perguntar, Eu Sei (...)

Por Vera Lúcia

 

 

Voltamos mais uma vez a questão da administração do tempo por considerarmos esta a espinha dorsal de um trabalho eficiente.
 

Antes gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão feita em um Seminário que participei, onde o palestrante apresentou um exemplo simples e que nos leva a avaliar o nível de qualidade da gestão. " se você chega numa empresa e encontra por exemplo o gestor, agitado, estressado, desarrumado, escabelado mesmo, é sinal que a gestão da empresa foi para o ralo. Tomemos como exemplo uma Escola. Encontramos o professor todo sujo de giz, cansado, suado… significa  claramente um desconforto na organização planejamento, e operacionalização dos trabalhos. No exemplo acima quem tem que está focado e centrado com  todas suas energias no trabalho, no fazer acontecer é o aluno.Ele é a força de trabalho. Ele que precisa colocar a mão na massa.  O professor tem que ser o estrategista aquele que apresenta o contexto, lança o desafio, prepara a equipe e os coloca para trabalhar."Tenha certeza, nesse procedimento a administração do tempo vai se fazer presente e o resultado do empreendimento vai estar sob absoluto controle e gerando um processo de alta performance.
 

Considerando o contexto, passamos  a reflexão  das definições de "tempo", "administração do tempo" e "auto-administração." Para isso vamos dividir o termo em seus dois componentes e examinar separadamente as palavras "administração" e " tempo".
 

O  termo " tempo" é usado pela maioria das pessoas ao longo dos anos muitas definições foram propostas por muitos estudiosos.
 

Quando Santo Agostinho estava escrevendo sobre o tempo, disse: " O que é o tempo ? Se ninguém me perguntar, eu sei. Mas, se alguém me perguntar, não sei." Pensamos saber o que queremos dizer com a palavra "tempo", mas poucos algumas vezes já se sentaram  e pensaram a respeito do que realmente queremos dizer quando a empregamos.
 

Peter Drucker, consultor empresarial norte-americano diz que,  tempo é o mais escasso de nossos recursos e, a não ser que seja administrado, nada mais poderá ser. É lógico que ele não está querendo dizer que podemos administrar o tempo, pois todos sabemos que o tempo não é flexível . Falando rigorosamente, o termo "administração do tempo" não é apropriado. O correto deveria ser "auto-administração". Não podemos administrar o tempo em si, mas podemos nos administrar com maior eficácia, pois se assim o fizermos teremos uma empresa leve, eficiente, clara em seus objetivos e ações, onde cada participante reconhece sua posição e seu papel. Desviando e eliminando toda sorte de conflitos e ansiedade vendo fluir o resultado do trabalho.
 Alberto Einstein concluiu  que  " tempo"é a ocorrência  de eventos um seguido do outro. Hoje é essa a definição geralmente aceita.

 

O antigo ditado popular nos diz que" O tempo é vida". Desperdiçando qualquer parcela de nosso tempo, estaremos desperdiçando nossa vida. E ao contrário de muitas outras coisas não podemos economizar tempo para usá-lo mais tarde. O ritmo do relógio marca não só o passar dos  segundos, mas também o de nossas vidas. Uma vez que tenha passado, acabou para sempre!
 

O que devemos estar sempre fazendo é planejar  nosso tempo.
 

Posto isso chegamos a definição de "administração", vista como ato de controlar eventos relevantes de forma eficaz. A partir desta definição , podemos fazer algumas suposições  com bastante segurança. Se estamos administrando algo, podemos presumir que tal coisa está sob controle. Também podemos imaginar que, se não estamos administrando bem alguma coisa, ela provavelmente estará fora de controle.
Quando juntamos ambas definições, podemos perceber que a definição real do termo seria: administração do tempo é o ato de controlar eventos  relevantes da forma mais eficaz possível.
Indo um pouco além, poderíamos então dizer que:

 

Administração do tempo, ou auto-administração, é o ato de controlar eventos relevantes pela maximização do tempo e dos talentos necessários, para atingir objetivos valiosos segundo um sistema de valores sensatos e coerentes
 

Tempo é tudo! 
 

Se não pudermos melhorar nossas técnicas de administração do tempo, o resultado poderá ser:

..Correrias.
..Adiamentos crônicos.
..Inabilidade para decidir entre alternativas desagradáveis.
..Não cumprimento de prazos.
..Falta de tempo para descansar.
..Falta de tempo para as relações pessoais.
..Sensação de estar sobrecarregado por exigências e detalhes.
..O sentimento de estar, a maior parte do tempo, fazendo o que não quer
..Conflitos entre posições e papéis.
..Dificuldade para identificar mudanças de paradigmas.

Reafirmo Santo Agostinho: "...se ninguém me perguntar eu sei..." Concluo que a chave da questão, o que abre a porta da eficiência é a auto-administração pois como o próprio termo clarifica é a condição que busco para controlar a qualidade e eficiência de minhas ações em uma Empresa que busca alta-performance. Sim, não posso administrar o tempo, mas posso me auto-administrar e assim dar qualidade e eficiência ao meu trabalho. 

 

 

 

 

 

Vera Lúcia Pereira Dias é Educadora, Socióloga, Consultora Educacional, atuando no processo de revitalização das Instituições Educacionais, em Processos Estratégicos de Gestão e Políticas Sociais e Educacionais.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web