Por Alécia Louzada
Drª Alécia Louzada é a primeira especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do estado do Espírito Santo a receber a certificação para utilizar o sistema LIVA
O bruxismo é o hábito de apertar, ranger ou encostar os dentes. Ao contrário do que muita gente pensa, o bruxismo não ocorre somente à noite, ocorre também durante o dia, enquanto estamos acordados. É o chamado bruxismo de vigília.
O bruxismo acordado é diferente do bruxismo da noite (enquanto dorme). Ele tem causas diferentes, sintomas diferentes e o tratamento também precisa ser diferente. O bruxismo do dia (bruxismo de vigília), mesmo com o paciente acordado, ocorre de forma inconsciente, é de baixa intensidade e alta frequência – ou seja, a força empregada é menor, mas se repete muito mais vezes ao longo do dia.
Estudos recentes mostram que o bruxismo de vigília é muito mais prejudicial do que o do sono, e que ele seria o maior fator de risco para aparição de dores musculares e articulares na face, no pescoço e na cabeça. De fato, o apertamento “leve” durante o dia é quase 6 vezes mais frequente que o bruxismo do sono.
Geralmente o bruxismo do dia é associado a stress, ansiedade, concentração, doenças neurológicas, transtornos compulsivos e ao cortisol. Pesquisas apontam que o bruxismo acordado é 30% mais preocupante que o bruxismo da noite.
Com a finalidade de controlar esse bruxismo diurno, foi desenvolvido o sistema LIVA, resultado de 15 anos de pesquisa de um francês, o Dr. Alain Haggiag. Baseado em neuroestimulação, reeducação de hábitos e biofeedback, o sistema LIVA, hoje, é um dos mais conceituados métodos de controle e tratamento do bruxismo com comprovação, embasamento e certificação, reconhecido mundialmente.
Ele tem se mostrado ainda, como o mais eficiente método para tratamento das cefaleias tensionais, que atingem milhões de pessoas e representam de 70 a 80% das dores de cabeça. Estudos demonstram que existe uma relação direta de causa e efeito entre bruxismo, DTM (disfunção temporomandibular) e a cefaleia do tipo tensional.
A cefaleia (dor de cabeça) é uma doença altamente debilitante. As crises podem provocar tremendo impacto na vida dos pacientes, e muits vezes esse é um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM e bruxismo.
As fores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, são dores nos músculos que envolvem a cabeça. Essas cefaleias tensionais são também gatilhos para disparo das enxaquecas.
Como a articulação temporomandibular (ATM) é responsável pela mastigação, o tensionamento exagerado da mandíbula causa uma dor que irradia da região do ouvido, cabeça e coluna.
As dores de cabeça ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando dores por uso excesso dessa musculatura.