Por Alécia Louzada
Um dos principais sintomas do novo Coronavírus é a falta de ar, mas como identificar se esse desconforto respiratório é consequência da Covid-19? E como saber se é o caso de procurar um médico?
A falta de ar pode estar associada a outros quadros clínicos como asma, problemas cardíacos ou ansiedade e levar a dúvidas em um momento com excesso de informações sobre a pandemia.
Uma dica: o paciente da dispneia (termo médico que descreve falta de ar) por infecção, pode até ter a falta de ar em repouso, mas esta se intensifica bastante com atividade física. Já a falta de ar por crises de ansiedade não se relaciona tanto com repouso ou atividade, é constante durante uma crise.
Portanto, sensações muito persistentes de falta de ar, associados à febre, dor no corpo, necessitam de atendimento médico.
A falta de ar pode evoluir rapidamente para insuficiência; porém o ponto principal, traiçoeiro e perigoso é a “hipóxia silenciosa”, a dessaturação de O2 que acontece até antes da falta de ar e que já deteriora o organismo do indivíduo.
Nesse contexto, o monitoramento desse paciente logo no início dos sintomas, e a intervenção médica no início da dessaturação de O2 pode ser o grande diferencial na evolução da doença, podendo poupar inclusive o paciente de uma entubação e internação em UTI. O uso de um oxímetro, sensor para avaliação da saturação de O2, pode realmente salvar vidas!
A nova solução da Biologix para o monitoramento de sinais clínicos compatíveis com a Covid-19 versão Home, permite a detecção precoce da saturação de O2 e também da elevação da frequência cardíaca, identificando de forma imediata os pacientes que precisarão ir de suas casas para o hospital. As informações podem ser obtidas várias vezes por dia online e em tempo real. O aplicativo ainda permite colocar dados do paciente, incluindo estado geral, temperatura, tosse, ou qualquer outro sintoma.
Nosso consultório sempre manteve todos os equipamentos de proteção como máscaras, luva, óculos, esterilização hospitalar e muitos outros EPI.
Agora em tempos de coronavírus nos preocupamos mais ainda com a saúde e segurança dos nossos pacientes.
Estamos recebendo-os com verificação digital de temperatura e realizando oximetria para verificação da dessaturação de oxigênio que é um dos testes para Covid realizados hoje.
A saúde de nossos pacientes está sempre em primeiro lugar!!
Se cuidem!!
Saúde para todos nós!!
Alécia Silva Longo Louzada é especialista em Dor Orofacial e DTM pelo Conselho Federal de Odontologia, membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, membro da Sociedade Internacional para Estudo da Dor (IASP), membro da Sociedade Brasileira de Cefaléia, Especialista em Ortopedia Funcional dos maxilares, Especialista em Disfunção Temporo Mandibular e dor Orofacial Mestre em Ortodontia.