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Música Ajuda Crianças no Desenvolvimento da Linguagem

Por Roberta Cruz

 

 

 

 

Vocês sabiam que a música tem grande influência no desenvolvimento da linguagem dos pequenos?

 

Assim como a fala e os gestos, a música também nos possibilita a comunicação e a expressão de emoções, além de nos motivar e inspirar.

 

Para os bebês, a relação com a música acontece antes mesmo do nascimento, pois é de dentro do ventre materno que eles recebem seus primeiros estímulos sonoros. Eles ouvem o som dos batimentos cardíacos da mãe, aprendem reconhecê-la pela voz e já respondem a estímulos sonoros.

 

Quando o bebê e/ou a criança está em contato com o mundo musical, ele(a) fortalece o desenvolvimento das habilidades cognitivas, favorecendo a produção e aquisição dos fonemas, a ampliação do repertório linguístico e o aperfeiçoamento do processamento auditivo. Além de despertar a imaginação e estimular a criatividade.

 

Nesse sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo o tipo de jogo musical têm grande importância, pois influenciam e fortalecem o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras.

 

A música, muitas vezes, é encarada apenas como arte ou entretenimento, mas ela pode ser muito mais do que isso.

 

Diversos estudos mostram que a música estimula todo o cérebro, por isso, o contato precoce com ela e sua vivência podem contribuir para a formação cerebral e desenvolvimento cognitivo desde a tenra idade ou indo além, desde a vida intrauterina.

Um estudo* buscou investigar a influência da música no desenvolvimento cognitivo e na linguagem de bebês de zero a dois anos de idade dentro de um ambiente propício de educação musical.

 

Foram trabalhados com o público-alvo atividades tais como: pulsação, respiração, corpo e movimento, altura, timbre, duração, intensidade do som (forte e fraco),frequência (grave/agudo) entre outras.

 

Concluiu-se ao final da pesquisa que a expressão natural do bebê se manifesta antes da fala dentro de um ambiente musical oportunizando o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, do aprendizado de ritmo e melodia e processos cognitivos e de aquisição da linguagem oral.

 

CONTRIBUIÇÃO QUE A MUSICA TROUXE PARA OS BEBÊS:

 

> 100% contribuiu com a linguagem;

> 83,3%, com o desenvolvimento motor;

> 75%, com o desenvolvimento psicológico;

> 41,7%, com o musical;

> 33,3%, com o social;

 

Muitos estudos já garantiram que a música pode ser uma grande aliada também na alfabetização, mas ainda não há um consenso sobre o que estaria por trás disso. Pesquisadores do MIT (Massachusetts, Estados Unidos) e do Instituto McGovern na Beijing Normal University (Pequim, China) buscaram analisar se essa relação na infância estaria relacionada a uma melhora na capacidade cognitiva dos pequenos ou se a música ajudaria o cérebro a processar sons diferentes. A segunda hipótese foi comprovada.

 

Para o estudo, os cientistas dividiram 74 crianças chinesas, entre 4 e 5 anos de idade, em três grupos. O primeiro teve aulas de 45 minutos de piano, três vezes por semana. O segundo, aulas extras de leitura pelo mesmo período de tempo. O grupo de controle não teve qualquer atividade extra. Seis meses depois, as crianças realizaram um teste para medir sua capacidade de distinguir os tons de vogais e consoantes nas palavras. Tudo em mandarim, sua língua.

 

Tanto aqueles que tiveram aulas de piano quanto aulas adicionais de leitura foram capazes de diferenciar melhor palavras similares com vogais diferentes. Mas quem esteve envolvido com a música apresentou um desempenho superior a todos ao diferenciar o som de palavras com consoantes. Para compreender como isso se daria no cérebro das crianças, elas foram submetidas a uma eletroencefalografia (EEG). O teste revelou que aquelas que tiveram aulas de piano eram mais sensíveis a uma série de notas, o que teria influenciado no aprendizado de novas palavras.

 

O estudo, que usou o QI (Quociente de Inteligência) como base para medir a capacidade cognitiva, também concluiu que as aulas de música não tinham qualquer efeito nesse sentido. Tampouco melhoravam a atenção ou a memória de trabalho, pelo menos, nesse curto período de tempo. Ainda assim, as aulas de piano fizeram tamanho sucesso na escola onde o estudo foi conduzido, em Pequim, que foram mantidas.

 

Robert Desimone, autor principal do estudo, acredita que esse possa ser um pontapé para as escolas repensarem o corte das aulas de música de sua grade. "Há claros benefícios para crianças pequenas, que parecem reconhecer melhor as diferenças entre sons, inclusive na fala. Isso significa que as escolas poderiam investir em música, o que não seria pior do que dar leitura extra, como a maioria está inclinada a fazer.”

 

 

 

*Fontes:

https://www.terapiadecrianca.com.br/musica-e-desenvolvimento-da-linguagem/

 

*SILVA, L. B. M. Música: um estímulo à expressão cognitiva e à linguagem dos bebês. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

Posted by lucianafariasfono in Fonoaudiologia https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2018/07/musica-ajuda-criancas-no-desenvolvimento-da-linguagem.html

 

 

 

 

 

Roberta Cruz Figueiredo é Fonoaudióloga formada pela Universidade Católica de Petrópolis e Especialista em Voz pelo Núcleo de Estudos da Voz, Clinvoz, Niterói- RJ.

 

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