TV PIBCI

Papo com a Galera


30.04.2020

Prioridade

 

 

Em nosso mundo pós-moderno, não existe outra coisa na qual você faça mais do que decidir. Quase que a todo o momento somos pressionados a decidir por alguma coisa ou definir situações ou circunstâncias em nossa vida. Desde sair de casa, sobre qual ônibus pegar para ir ao lugar que você precisa, até situações mais difíceis como que carreira seguir.

 

Creio que existam algumas decisões de nossa vida que estarão completamente ligadas a maneira como construímos a nossa experiência de fé. E neste aspecto, nos confundimos e a grande questão passa ser: o que fazer? Que decisão tomar?

 

No meio de tantas dúvidas, em grande parte, tentamos assumir as rédeas de nossa vida e de forma quase que despercebida substituímos Deus do seu lugar e o colocamos como mero expectador das nossas decisões.

 

A pós-modernidade caracteriza-se também pelos exageros, pelo desequilíbrio de algumas posições... Exemplo? Ou eu espero que as coisas caiam do céu, como se fosse um presente de algum ser superior que venha especificamente para mim ou eu tenho que me matar de trabalhar, de estudar para que meus objetivos sejam plenamente alcançados. Entendeu os extremos? Temos vivido num polo ou no outro, a construção da fé nestes extremos sempre vai nos levar a grandes equívocos ou frustrações.

 

No livro de Salmos encontramos uma das declarações mais importantes sobre fé... A Palavra é clara quando diz... “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.”

 

O Salmista nos dá o caminho para construção de um limite... Ele não diz que temos que deixar as coisas acontecerem de qualquer maneira, que não precisamos trabalhar ou estudar, o que ele diz: Eu sou o Senhor do seu trabalho, da sua escola, da sua faculdade, mestrado, família, e seja o que for. Se ELE não é o centro, se ELE não é a fonte de nossa motivação ou inspiração, se ELE não é o filtro de nossas decisões, inevitavelmente nos colocaremos no lugar de Deus e seremos tentados a fazer TUDO distante dele. É justamente aí que mora o perigo. Só em e através dEle, que construiremos nosso lar, teremos segurança e sustento e só através dELE poderemos chegar em casa e ao repousar a nossa cabeça sob um travesseiro poder dormir e literalmente descanar pois ELE tem cuidado de nós!

 

Nosso desafio de hoje é encontrar os limites da ação e da fé, do fazer e deixar de fazer, do se envolver e descansar. Pense nisso! Paz!

 

Leitura Bíblica: Salmos 127:1,2

 


 


 


 

Pr. Hugo Sampaio

Ministro da Juventude

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web