20.07.2020
Pr. Hugo Sampaio
Uma vez, numa das aulas de português ainda do então chamado ensino médio a professora estava dando aquele famoso “sermão” e na tentativa de nos advertir ela exclamou: “Família não se escolhe, mas amizade sim!”.
Hoje depois de alguns anos, vejo de uma forma diferente, parecida com a forma como Vinicius de Moraes fala, que amizade não se faz, se reconhece. Mas como cheguei a essa conclusão? Como reconhecemos uma amizade?
Paulo em Romanos, no meio de um sermão daqueles, fala sobre a nossa postura de edificarmos uns aos outros e de promovermos a paz em nossos relacionamentos, como está descrito no versículo proposto para hoje. O contexto não é exatamente este de amizade, mas na reflexão de hoje, me vi pensando em meus amigos e no quanto eles edificaram algo em minha vida e o quanto que de paz encheram meu coração em tempos difíceis. Hoje 20 de Julho celebra-se o dia da amizade, e não há nada mais profundo no evangelho como o amor e a dedicação que envolve uma verdadeira amizade.
Assim como minhas lembranças são capazes de me levar ao coração e mente para cada amigo especial e em fases da vida diferentes, creio que você também pode fazer, até por que o Reino de Deus é um reino de amigos e todo esforço que fazemos para vê-los crescer, você estará cumprindo um princípio bíblico profundo e verdadeiro. Amizades verdadeiras estão dispostas a ver o outro crescer, a ver a alegria no rosto do outro, a viver a serenidade em tempos de tormenta e tudo isso regado a abraços, sorrisos e as vezes palavras.
Mas essa edificação também requer esforço, implica em alguns momentos ser imparcial, mostrar a verdade para aqueles que amamos, dizer não, e ser genuíno nessa relação. São esses amigos que a gente nunca esquece, aqueles que produzem em nós crescimento! Você é grato pelos amigos que tem? Eu sou, dos mais próximos aos mais distantes fisicamente, cada um traz uma marca em meu coração e por isso sou quem sou hoje, porque nossos amigos também nos ajudam na formação e construção do que chamo de EU. É no “nós” que encontramos quem somos e por isso, sempre que posso faço tudo por eles.
Obrigado por estarmos juntos nessa caminhada chamada vida, obrigado meus amigos pelos abraços silenciosos nos dias de dor, obrigado pelas gargalhadas de doer a barriga nos dias de profunda alegria, obrigado pelas orações por vezes na madrugada. Que no dia do amigo a nossa distancia um do outro seja apenas de uma oração. Obrigado por sua amizade, elas me fazem viver o reino de Deus nesta terra. Paz!
Desafio: Ore por seus amigos, mande uma mensagem, ligue, seja grato.
Prática: Escreva em um caderno o que você aprendeu com esta passagem bíblica. Não limite seu conhecimento a partir do que alguém escreveu. Faça as suas anotações.
Abra o seu coração...
Separe este tempo para uma boa conversa com Jesus.
Hugo Sampaio
Ministro da Juventude