TV PIBCI

Artigos / Habeas Corpus


Educação Ambiental

Por Thalyson Rocha

 

 

A educação ambiental possui previsão na Constituição Federal de 1988, e em seu artigo 225, §1º, inciso VI, determina que incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

 

Vale ressaltar que a educação ambiental possui diretriz federal, por meio da Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Desta lei, destaca-se o artigo 1º: “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

 

Em que pese a Constituição Federal de 1988 possuir regramentos acerca da matéria ambiental, bem como todas as leis específicas sobre o tema, verifica-se que muitas vezes encontramos grande distância entre o que um dia foi conquistado e transformado em lei, e o que realmente fazemos, seja como indivíduo, seja em sociedade.

 

Comum em nosso dia-a-dia quando nos deparamos com dilemas ambientais, ver a nossa insignificância em relação ao ambiente, principalmente em relação a fatos e conceitos que deveríamos conhecer, e assim, esse desconhecimento nos torna em analfabetos ecológicos, pois nosso nível de conhecimento em relação ao meio ambiente pode ser considerado mínimo ou nulo. Um verdadeiro fenômeno de desconhecimento ético ambiental, e assim, comum ver pessoas que entendem o meio ambiente cheias de dúvidas, e pessoas que nada sabem, cheias de certezas.

 

Desta forma, fica impossível promover o desenvolvimento sustentável, e executar seus objetivos, se não entendemos de meio ambiente, se não sabemos um pouco sobre economia, e se não nos atentamos às necessidades sociais. E neste contexto o Município tem fundamental importância na criação de programas e projetos que visem a “real” implantação da educação ambiental, visto que os Municípios possuem influência direta no meio ambiente local.

 

Segundo síntese formulada por Édis Milaré e que serve de reflexão ao nosso caso: “O exercício da cidadania, com seus direitos e deveres, sob a proteção ou com a força da lei, torna indissociáveis o Direito do Ambiente e a Educação Ambiental. O ordenamento jurídico e o ordenamento social sustentam-se mutuamente, e com o reforço da Ética será possível reformular o relacionamento do ser humano com o mundo natural, visando a uma sociedade justa e um Planeta dignificado.”

 

 

 

 

 

Thalyson Inácio de Araújo Rocha é Advogado no Malini Rocha Advogados, em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Professor universitário.

 

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web