18.02.2015
Texto Básico: Lucas 11:1-13
Texto Devocional: Mateus 6:9-15
Versículo Chave: Lucas 11:9-10 - “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, sbrir-se-lhe-á.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Lucas 1:46-55
Terça Feira - Lucas 1:67-79
Quarta Feira - Efésios 1:15-23
Quinta Feira - Efésios 3:14-21
Sexta Feira - 2ª Crônicas 13:11
Sábado - Mateus 6:9-15
Domingo - Lucas 11:1-13
Reflexão:
“De certa feita, estava Jesus orando em certo lugar”. É assim que começa o texto bíblico que se encontra em Lucas 11:1-13. Imaginar esse ambiente de oração e, acima de tudo, o relacionamento de Jesus com o Seu Pai é algo maravilhoso. Não foi por acaso que um membro do grupo de discípulos que estava com Ele tomou a iniciativa de pedir que os ensinasse a orar.
A oração de Jesus era o recurso para fazer Sua humanidade aquietar-se a fim de ouvir e falar com Seu Pai. Na oração, a alma do Senhor da glória tinha condições de receber orientação para a escolha de Seus discípulos, compartilhar de um tempo com Sua própria glória no monte onde foi transfigurado, receber conforto para o momento que precedia Seu sacrifício na cruz, enfim, era o recurso espiritual para viver plenamente como um homem.
A oração é um estado consciente em que a alma humana pode, através de Cristo, entrar no ambiente espiritual de alegria e paz com o próprio Deus. Temos condições tanto de falar com Ele como de ouvi-Lo. Por meio da oração, podemos ter acesso Àquele que nos fez e saber exatamente quem somos.
Jesus não somente aproveitou para ensinar um modelo breve de oração, que era parte da oração dominical que está em Mateus 6:9-15, mas também contou uma parábola a fim de ilustrar o valor da confiança e da esperança que devemos ter em Deus. E finalizou ensinando que devemos ter consciência do amor e da misericórdia do Pai Celestial em atender nossas orações.
Jesus ensinou a Seus discípulos algumas lições preciosas. Vejamos algumas delas:
1 – Oração começa com o Pai;
2 – Oração revela submissão à vontade de Deus;
3 – Oração registra petição pelo nosso sustento;
4 – Oração inclui confissão de pecados;
5 – Oração orienta a que peçamos pela proteção divina contra tentações.
Após este breve estudo, devemos pedir a Jesus, como fez o discípulo anônimo: “Senhor, ensina-nos a orar”.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br