08.03.2015
Texto Básico: Gênesis 32:22-32
Texto Devocional: Salmo 4:1-8
Versículo Chave: Salmo 4:1 “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na agonia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Gênesis 32:1-8
Terça Feira - Gênesis 32:9-21
Quarta Feira - Salmos 65:1-13
Quinta Feira - Salmos 120:1-7
Sexta Feira - Isaias 26:1-16
Sábado - Jonas 2:1-10
Domingo - 2ª Crônica 6:4-10
Reflexão:
A resistência e a fidelidade eram frutos da graça de Deus na vida dos personagens abordados nas lições desta revista. Esses personagens eram pessoas semelhantes a nós, sujeitas aos mesmos sentimentos, que oraram com instância e foram atendidas (Tiago 5:17). Perseverança e dependência ficam evidentes na letra do hino:
“Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fiéis e sinceros, como nos diz o Senhor”.
Observemos a vida de Jacó. Ele teve uma vida de constantes lutas (desde o ventre de sua mãe, ver Gênesis 25:22) e aprendeu, a duras penas, que as coisas feitas de maneira errada exigem reparação e mudança. A volta à terra de seus peia foi marcada por experiências profundas de angústia e temos que se derramaram na luta iniciada pelo Anho do Senhor, no vau de Jaboque. Seu desejo de bênção foi maior do que a ansiedade que lhe consumia a alma. Naquele encontro, o curso de sua vida, até então cheia de trapaças e enganos, foi transformado, a ponto de seu próprio nome ser mudado de Jacó para Israel, que significa: “como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32:28).
“Não te deixarei ir, se me não abençoares”. Como diz John White no seu livro Ousadia na Oração: “Eram as palavras que Deus estava esperando há mais de quarenta anos. Ele preferia que Jacó tivesse reconhecido a sua impotência e tivesse se lançado sobre a misericórdia de Deus muito tempo antes”. Quando Deus luta conosco, por que continuamos a resistir?
Devemos assumir o posicionamento de Jacó de nos apegar a Deus e confiar plenamente no Senhor, e “as coisas nunca mais serão as mesmas” (John White)
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br