30.03.2015
Texto Básico: 2 Crônicas 6 e 7
Texto Devocional: Tiago 5:12-18
Versículo Chave: 2 Crônicas 7:14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - 2 Crônicas 6:1-11
Terça Feira - 2 Crônicas 6:12-17
Quarta Feira - 2 Crônicas 6:18-25
Quinta Feira - 2 Crônicas 6:26-33
Sexta Feira - 2 Crônicas 6:34-42
Sábado - 2 Crônicas 7:1-10
Domingo - 2 Crônicas 7:11-22
Reflexão:
O templo foi construído por Salomão com o propósito de ser o centro de oração para todo povo de Israel. Lá havia o propiciatório e o altar de incenso (incenso tanto no AT como no NT era m símbolo para oração), e debaixo das asas dos querubins havia a nuvem luminosa da shekinah, que representava a presença do Senhor no meio do Seu povo. Assim, “Casa de Oração” se torna uma descrição do templo. Quando Salomão dedicou o templo ao Senhor, sua grande petição era que Deus ouvisse cada oração feita naquele lugar ou na direção dele.
Assim, o templo é o lugar da arca da aliança, o lugar onde a graça de Deus alcança o homem que responde com fé, e o altar do incenso, lugar de oração, onde há comunicação entre Deus e o homem. É bom notar que não é comunicação em uma só direção. Salomão fala com Deus no capítulo 6, mas no capítulo 7, é Deus quem fala com Salomão. Ao estudarmos esta oração de intercessão, aprendemos princípios que devem governar nosso ministério de intercessão.
É agradável pensar que a oração de Salomão foi respondida, e que nós podemos esperar respostas semelhantes às nossas intercessões. Mas, antes de chegar a essa conclusão, precisamos lembrar a ordem de eventos. Em 2 Crônicas 1:7-13, Deus deu a Salomão o que esse pediu: “sabedoria e conhecimento”. É bom observar que Salomão pediu o que Deus quis que pedisse. Sua oração de intercessão foi respondida porque recebeu sabedoria e conhecimento de Deus. Salomão ilustra a pessoa que ”sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos” (Rm 8:27).
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br