04.05.2015
Texto Básico: Lucas 1:67-80
Texto Devocional: Salmo 86:1:17
Versículo Chave: Lucas 1:68-69 “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Gênesis 12:1-7
Terça Feira - 1Crônicas 16:15-25
Quarta Feira - Salmo 14
Quinta Feira - Salmo 130
Sexta Feira - Lucas 1:18-25
Sábado - Lucas 1:13-17
Domingo - Lucas 1:5-12
Reflexão:
Os fatos que marcariam a mudança da economia da Lei para a dispensação da graça foram enfatizados por Lucas em seu Evangelho. Eles incluem três cânticos em forma de orações dirigidas ao Senhor.
O primeiro é o cântico de Maria, conhecido pela expressão latina “Magnificat”, que literalmente significa “engrandece”: “A minha alma engrandece ao Senhor”. (Lucas 1:46)
O segundo cântico, objeto da presente lição, é o cântico de Zacarias, conhecido pela expressão latina “Benedictus”, pois assim começa “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel”. (Lucas 1:68)
O terceiro cântico é o de Simeão, conhecido como “Nunc dimittis”: “podes despedir em paz o teu servo”. (Lucas 2:29)
Podemos afirmar que a religião do tempo da lei era uma religião formal e vazia, mas com a volta da operação do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, a relíquia espiritual da nação pôde expressar-se com alegria por meio desses cânticos (Lucas 1:41,47 e 67; 2:25-27). Foi um movimento do Espírito. Assim, Jesus foi gerado e conduzido pelo Espírito Santo (Lucas 1:35), e João Batista estava cheio do Espírito desde o ventre materno (Lucas 1:41). Trata-se, pois, de um cântico profético de louvor (Lucas 1:67-79).
Gratidão e fé em nosso dia a dia, segundo Zacarias
1. Expressar nosso louvor e gratidão é um ato de fé.
2. Fortalecidos no Espírito Santo, temos livre acesso ao Pai.
3. Como cristãos, podemos proclamar o plano salvador com poder.
4. Cristo é a razão de tudo o que há na Bíblia, e Sua vinda é nosso maior motivo de gratidão.
Entendemos que as promessas de Deus devem ser motivo para louvarmos e engrandecermos o nome do Senhor.
O comentarista J. C. Ryle diz: “Não estejamos tranqüilos enquanto o Espírito não testificar ao nosso espírito que nossos pecados têm sido perdoados, que havemos passado das trevas para a luz e que andamos no caminho estrito e de paz”.
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br