19.10.2015
1. Informações Básicas:
a. Data: 740 a 680 a.C.
b. Autor: Isaías
c. Local: Jerusalém
d. Alvo: Reis e povo de Judá antes do exílio
e. Versículo chave: Isaías 9:6
f. Palavra chave: Restauração
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Isaías 1
Terça Feira - Isaías 6
Quarta Feira - Isaías 37:14-35
Quinta Feira - Isaías 38:9-20
Sexta Feira - Isaías 40
Sábado - Isaías 58
Domingo - Isaías 61
Reflexão:
- Isaías em Uma Sentença
O profeta anuncia que o juízo é certo, mas também consola ao profetizar salvação e retorno do remanescente fiel à terra.
UM PROFETA CHAMADO ISAÍAS
Isaías foi teólogo, pregador, historiador, reformador, estadista, poeta, príncipe (primo do Rei Uzias), patriota e mártir (serrado ao meio sob ordens do rei Manassés). Foi casado com uma mulher identificada apenas como profetisa (Is 8:3). Os nomes de seus filhos resumiam sua mensagem: “Um-resto-volverá” (Is 7:3) e “Rápido-Despojo-Presa-Segura” (Is 8:3), assim como seu nome: “Jeová salva”.
Deus usou as habilidades de Isaías, mas não sem antes trabalhar a vida dele. O capítulo 6 de seu livro registra que o Senhor Se revelou a ele (v.1-4). O profeta percebe sua realidade humana impura (v.5), e Deus o purifica (v.6-7). Só então Isaías é chamado a pregar (v.8-13) e se oferece para uma missão dura, longa, mas com um final de esperança – apesar de toda indisciplina e pecado, deus preservaria um remanescente fiel a Seu povo.
UM LIVRO CHAMADO ISAÍAS
Que Livro Grande
Isaías é uma coletânea de mensagens, com dados históricos e recursos literários. Cada parte forma uma unidade em si mesma, mas que se relaciona com as outras partes.
A primeira parte trata-se do livro dos juízos, mas, entre as condenações ordenadas pelo Senhor, estão porções de consolo. A ponte histórica é formada por dois livramentos que o Senhor dá, de uma invasão e de uma doença.
A segunda parte, o livro do consolo, tem conteúdo futurístico. Deus consola o povo ao prometer que um remanescente seria preservado e salvo das mãos do inimigo pelo Ungido do Senhor. Por isso tudo, o livro de Isaías é chamado de mini Bíblia.
Servo do Senhor
É um dos personagens principais do livro de Isaías. Há quatro passagens que tratam sobre Ele. Nelas aparecem um retrato do Messias.
O capítulo 40 de Isaías é um modelo de como eram as pregações dos profetas, os recursos literários que usavam e como dialogavam com a cultura.
a. Isaías 40.1-11 - O povo cumpriu seu castigo no exílio e então podia descansar nas promessas de restauração e descanso. É interessante como o vocabulário de anúncio do consolo é terno, veja a expressão: “falai ao coração”, que significa “falem com ternura”. O que segue é o anúncio de perdão e alívio, o discurso dessa parte é concluído no versículo 11 com a figura do pastor que cuida e guia mansamente, é interessante notar que no Novo Testamento Jesus afirma ser o bom pastor e ser manso (Jo 10:11, 14; Mt 11:29).
b. Isaias 40:12-31 – O trecho é uma grande comparação e cheio de perguntas retóricas, que exigiam as respostas “não” ou “ninguém”.
v.12 – Quem pesou os montes em balança de precisão?
v.13 – Quem ensinou o Senhor?
v.14 – Quem deu conselhos a Deus?
v.18 – Com quem vocês vão comparar a Deus?
v.21 – Vocês ainda não ouviram?
v.22 – “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra”.
v.25 – Com quem vocês vão me comparar?, pergunta Deus.
v.26 – Quem criou essas coisas?
v.28 – Vocês não sabem que o Senhor não se cansa?
Esperar no Senhor
Há promessas para aqueles que esperam no Senhor:
Isaías 40:31 – Renovam suas forças
Isaías 49:23 – Não serão envergonhados
Isaías 64:4 – Terão Deus trabalhando em seu favor
Isaías e o Novo Testamento
Isaías pode ser visto como o evangelho antes do evangelho. Veja a lista a seguir e você entenderá quanto o profeta falou de Jesus, aproximadamente 700 anos, antes do nascimento Dele.
Isaías é realmente fascinante! Exemplo de perseverança e um modelo que devemos ter. Ele nos inspira a pregar a verdade de Deus e a viver de acordo com o caráter do Deus que pregamos. Alimente no coração a mesma disposição de Isaías ao responder ao Senhor: “...eis-me aqui, envia-me a mim!” (Is (6:8).
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br