26.10.2015
Já ouviu um sermão em que o pregador se identificou com você? Jeremias é um desses pregadores. Não se contentava em apenas anunciar sua mensagem. Deixou que a própria vida ilustrasse a mensagem pregada. Orava e chorava pelo povo de Judá, especialmente porque sabia quais seriam as conseqüências da desobediência ao Senhor.
1. Informações Básicas:
a. Data: 627 a 585 a.C. (Jr); 586 a 585 a.C. (Lm)
b. Autor: Jeremias
c. Local: Jerusalém
d. Alvo: Chamar o povo e os reis de Judá ao arrependimento
e. Versículo chave: Jeremias 1:18; Lamentações 3:30
f. Palavra chave: Oposição (Jr); Lamento (Lm)
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Jeremias 1
Terça Feira - Jeremias 17:1-17
Quarta Feira - Jeremias 18:1-12
Quinta Feira - Jeremias 33
Sexta Feira - Lamentações 3:1-18
Sábado - Lamentações 3:19-42
Domingo - Lamentações 5
Reflexão:
Esboço do livro de Jeremias
JEREMIAS EM UMA SENTENÇA
O profeta exortou o povo a render-se à disciplina de Deus, fazer a vontade do Senhor e desfrutar do consolo prometido depois da disciplina.
Esboço do livro de Lamentações
LAMENTAÇÕES EM UMA SENTENÇA
O profeta apresenta, por meio de poemas de lamento, a situação de Jerusalém depois do juízo divino.
Quem foi Jeremias?
Sua Vida
Ele foi um dos profetas que deu mais informações sobre si. Seu pai foi Hilquias, o famoso sacerdote que conduziu o povo à leitura da lei e à obediência ao Senhor.
Jeremias foi proibido de se casar a fim de ilustrar o castigo que viria sobre a nação (Jr 16:1-4). Naquela época, em Judá, ter uma família era uma das maiores bênçãos na vida de um homem (Sl 128). Provavelmente, ele tenha morrido exilado no Egito.
O maior livro profético
Ao ser chamado por Deus, Jeremias apresenta sua pouca idade como desculpa. Deus responde que o fundamento do ministério a ser desenvolvido seria a soberania do Senhor e a capacitação que só Ele pode dar.
Um livro sobre coragem
Jeremias foi profeta corajoso. Não se intimidou nem deixou de entregar a mensagem do Senhor, ainda que ela não agradasse ao povo. Sofreu por ser fiel, e não foi pouco.
a. Sofreu conspiração (11:18-19).
b. Foi acusado de ser traidor (26:9)
c. Ficou preso no átrio da guarda (37:21)
d. Ficou preso numa cisterna (38:6)
Um livro sobre persistência
Quanto ao seu amor e à insistência em interceder e guiar o povo, Jeremias se assemelha a Moisés.
As edições do livro
O profeta pregou durante 23 anos antes de escrever as principais páginas. Uma peculiaridade desse livro é que ele passou por várias edições.
1ª edição O profeta ditou a Baruque (Jr 36:4)
2ª edição Jeremias ditou tudo outra vez a Baruque (Jr 36:32)
3ª edição Baruque, após a morte de Jeremias, colocou um capítulo adicional (Jr 45)
As lamentações de um profeta
Como muitos livros no AT, o livro de Lamentações é anônimo, mas a tradição aponta para Jeremias, que lamentou a respeito da cidade de Jerusalém e que amava seu povo. Em 2Crônicas 35:25, vemos que Jeremias era trinado nesse tipo de literatura. Cada capítulo do livro de Lamentações tem um assunto principal e descreve uma forma diferente de ver e avaliar a situação. Lamentações é uma poesia composta em acróstico. Quer dizer, cada bloco de versículos começa com uma letra do alfabeto hebraico da primeira até a última, que ajudava na memorização. Lamentações foi escrito em estilo de poemas fúnebres, o que combina bem com o contexto da mensagem do livro.
JEREMIAS E O NOVO TESTAMENTO
Jeremias e Jesus
Jesus comparado ao profeta Jeremias (Mt 16:13-14). Assemelham-se pela pregação contra a profanação do templo (Jr 7:11; Mt 21:12-13); pelo lamento por Jerusalém (Mt 23:37-39); e pela conspiração para tirar sua vida, quando Jeremias se comparou a um cordeiro a caminho do matadouro (Jr 11:19), mas diferente de Jesus, não foi condenado (Jr 26:16).
Referências diretas
Há referências a Jeremias em diversas partes do Novo Testamento. Algumas delas são:
a. Destruição da Babilônia (Jr 50:32 em Ap 18:8);
b. Coração incircunciso de Israel (Jr 9:26 em At 7:51);
c. Obra do oleiro (Jr 18 em Rm 9:20-24).
A NOVA ALIANÇA
A profecia de Jeremias acerca da nova aliança (Jr 31:31-34) é citada em Hebreus 8:8-12 como aplicável diretamente à aliança estabelecida por Cristo.
O profeta realmente se envolveu na transmissão da mensagem ao povo e chorou por ele. E nós? Quanto choramos pelo nosso país? Quanto pregamos as verdades absolutas da Palavra? A pregação de Jeremias foi fundamentada no poder de Deus e de Sua Palavra. Se quisermos pregar a vontade de Deus de maneira apaixonada à nossa nação, precisamos seguir o exemplo desse profeta.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br