01.11.2015
A curiosidade a respeito do futuro sempre esteve presente no ser humano. Observe quantos mecanismos de previsão e adivinhação encontramos no dia a dia. Israel foi privilegiado nesse sentido, pois Deus usou profetas para confortar o povo a respeito do livramento que haveria no futuro. Dentre eles, encontramos Ezequiel, cuja mensagem nos anuncia a esperança do futuro e a necessidade de nos prepararmos para ele.
1. Informações Básicas:
a. Data: 592-570 a.C.
b. Autor: Ezequiel
c. Local: Babilônia
d. Alvo: Povo de Israel exilado na Babilônia
e. Versículo chave: Ezequiel 3:17-19
f. Palavra chave: Filho do homem
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Ezequiel 2
Terça Feira - Ezequiel 3
Quarta Feira - Ezequiel 7
Quinta Feira - Ezequiel 18
Sexta Feira - Ezequiel 33
Sábado - Ezequiel 37
Domingo - Ezequiel 45
Reflexão:
ESBOÇO DO LIVRO DE EZEQUIEL
EZEQUIEL EM UMA SENTEÇA
O profeta mostra, por meio de símbolos, na pregação e na experiência pessoal, que Deus deseja santidade e humildade do Seu povo.
QUEM FOI EZEQUIEL
O Marido
Era casado e muito apaixonado por sua esposa. Como sabemos? No capítulo 24, versículo 16, Deus avisa Ezequiel que ficaria viúvo, e usa a expressão “delícia dos teus olhos”, que pode ser traduzida como a pessoa que você mais ama. O livro não menciona que tiveram filhos, mas mostra que com quatro anos de ministério profético Ezequiel perdeu a esposa.
O Profeta
Foi contemporâneo de Jeremias e mencionou Daniel três vezes: Ezequiel 14:14,20; 28:3. Além disso, é provável que tenha ouvido as pregações de Habacuque e de Sofonias, chamado aos 30 anos, provavelmente tenha profetizado até os 52, tempo correspondente ao ministério de um sacerdote. Foi o mais pessoal dos profetas: escreveu em primeira pessoa e viveu intensamente os sentimentos das profecias que anunciou: temor, angústia, desgosto, agonia.
PROFECIA ILUSTRADA
Embora cheia de simbolismo, a mensagem de Ezequiel é clara: as nações precisam conhecer o Senhor. A expressão “saberão que eu sou o Senhor” aparece 32 vezes. Tal afirmação tem mensagem dupla: Israel saberia que o Senhor anuncia e cumpre Suas promessas. As nações também entenderiam que o Senhor é soberano sobre todos, prende e livra de acordo com os propósitos Dele.
Apesar do Senhor castigar coletivamente várias gerações de uma nação, cada geração e cada pessoa que faz parte dela são pecadoras e merecem a disciplina do Senhor (Ez 18:1-32).
DOUTRINAS
Santidade
Deus é santo e por isso não tolera o pecado de Seu povo. Devido à rebeldia de Israel, Ezequiel vê a glória de Deus afastando-se gradualmente na presença visível de Deus em forma de nuvem, primeiro saindo dos querubins e indo à porta do templo (Ez 10:4,18-19); depois, deixando a cidade e indo para o monte (Ez 11:22-23), como que num sentido contrário ao êxodo, em que Deus desceu do Sinai e habitou o tabernáculo, e a presença Dele era representada pela arca da Aliança. O exílio purificaria o povo, e a visão do templo restaurado indica a restauração de sua santidade com a volta da glória do Senhor.
Soberania
O julgamento de Deus sobre o povo de Israel e a futura restauração era uma prova da soberania do Senhor ao refinar o povo para servir aos Seus propósitos. A constante repetição da expressão “saberão que eu sou o SENHOR” relembra o povo da soberania de Deus, que se estende sobre todas as ações (Ez 25-32). A destruição de Jerusalém não era fraqueza de Deus, mas o poder Dele demonstrado ao destruir e restaurar Israel.
EZEQUIEL E O NOVO TESTAMENTO
Ezequiel foi chamado filho do homem
O nome enfatiza a humanidade e a fragilidade do profeta, especialmente por contrastar com a glória e o poder de Deus. Jesus faz outro uso da mesma expressão, afirmando que tinha tanto a natureza divina como a natureza humana.
Ezequiel anunciou o Rei Pastor
Em Ezequiel 34:11-31, encontra-se a profecia que se cumpriria em Jesus Cristo, o Bom Pastor (Jo 10:1-18). Da mesma forma, em Ezequiel 37:15-27 é anunciado o reino preestabelecido por Deus sob a autoridade do Messias (Is 9:7; Lc 1:32), apontando para o Rei Pastor Jesus Cristo.
Ezequiel viu a restauração de Jerusalém
A visão da restauração do tempo de Jerusalém (Ez 40-42) foi tomada pela igreja primitiva como uma referência ao templo que Cristo estava construindo entre os cristãos com pedras vivas (1Pe 2:5), sendo ela a herdeira das promessas de restauração de Ezequiel.
Ezequiel nos ensina que a soberania de Deus nos encoraja nos momentos de tribulação. Portanto, sabendo que um dia o Senhor vira com Sua glória sobre a terra, cabe a nós permanecermos firmes e buscarmos nos apresentar santificados a Deus.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br