16.11.2015
Quem são os profetas menores? São livros que eram considerados um único livro e chamado de Os Doze, na Bíblia Hebraica. Agostinho cunhou a expressão “profetas menores” por causa da pouca extensão de seus escritos. Embora sejam textos curtos (1.050 versículos), o conteúdo é profundo, coerente e relevante.
Oséias é o primeiro profeta menor a aparecer em nossa Bíblia, mas isso não quer dizer que ele seja o primeiro que surgiu. Preste atenção à mensagem que esse homem dedicado deu ao povo de sua época, pois ela certamente alcança você hoje.
1. Informações Básicas:
a. Data: 740 a.C.
b. Autor: Oséias, profeta de Israel
c. Local: Reino do Norte (Israel)
d. Alvo: Mostrar o pecado do povo de Israel
e. Versículo chave: Oséias 3:1
f. Palavra chave: Perdão
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Oséias 1
Terça Feira - Oséias 3
Quarta Feira - Oséias 4
Quinta Feira - Oséias 6
Sexta Feira - Oséias 8
Sábado - Oséias 11
Domingo - Oséias 14
Reflexão:
ESBOÇO DO LIVRO DE OSÉIAS
OSÉIAS EM UMA SENTENÇA
Usando sua família e a traição da esposa, o profeta mostra a infidelidade do povo de Israel e o amor leal do Senhor.
O PROFETA E SUA PROFECIA
Um Profeta de família
A mensagem de Oséias salta das páginas da Bíblia quando lemos seu livro. Ele é um dos profetas mais envolvidos com sua mensagem, a própria família foi uma ilustração daquilo que ele pregou. Observe:
O Casamento de Oséias
Oséias incorporou a mensagem de Deus a Israel em sua família. A ordem de Deus para que Oséias se casasse com uma prostituta (Os 1:2) parece violar uma série de mandamentos, como a lei que ordenava o apedrejamento de adúlteros (Lv 20:10; Dt 22:20-24).
Qualquer solução a essa questão não retira da mensagem de Oséias a realidade em que o profeta vivia, de total depravação do povo de Deus por conta da idolatria. É possível compreender o fato de Gômer ter se tornado uma prostituta escrava, que precisava ser comprada (Os 3:1-2), como conseqüência de rituais idólatras e práticas de prostituição cultural.
DOUTRINAS
Conhecimento de Deus
Segundo as profecias de Oséias, um dos cernes do problema de Israel com a idolatria está na negligência do conhecimento de Deus, Não só lhe falta conhecimento (Os 4:1), como os responsáveis por transmitir esse conhecimento o rejeita (Os 4:6). A rejeição do conhecimento de Deus se traduz na infidelidade de Gômer, visto que no Antigo testamento o conhecimento não é apenas saber sobre alguma coisa, mas um convívio íntimo e relacional. Assim, rejeitar o conhecimento de Deus é rejeitar relacionar-se com Ele para dedicar-se a outro deus, consumando a idolatria.
Julgamento e Salvação
A mensagem de Oséias se estrutura em cinco ciclos de julgamento e salvação. Além de denunciar e condenar o pecado do povo, Oséias também aponta para um tempo de restauração após o julgamento. Alguns desses ciclos podem ser relacionados a eventos históricos relatados na Bíblia, enquanto outros apontam para um reinado davídico futuro de restauração.
Amor de Deus
O amor de Deus apresentado no livro de Oséias se resume nas seguintes palavras de Deus: “porque sou Deus e não homem” (Os 11;9). Essa é a razão para que Deus não desista de Seu povo, demonstrando imensa compaixão (Os 11:8). Assim, Oséias aponta para uma colheita frutífera desse amor no futuro, pelos caminhos retos do Senhor (Os 14:9).
OSÉIAS E O NOVO TESTAMENTO
Citações
Oséias é pouco citado no NT, mas suas citações são importantes e significativas.
a. A citação de Oséias 11:1 em Mateus 2:15, considera Jesus como o verdadeiro filho de Deus, em lugar do povo de Israel.
b. Paulo (Rm 9:25-26) e Pedro (1Pe2:10) fazem referência ao nome dos filhos de Oséias, destacando o significado deles e aplicando-os à igreja.
c. A personificação da morte (Os 13:14) é apropriada por Paulo para se referir à vitória de Cristo sobre a morte na cruz (!Co 15:55).
A alegoria do casamento
Em Oséias, a imagem do casamento humano representa a aliança entre Deus e Seu povo. Em efésios 5:22-33, temos o maior desenvolvimento explícito dessa alegoria do casamento aplicada à igreja.
Referências messiânicas
Além de Oséias 11:1, que é citado em Mateus 2:15, tornando esse versículo uma referência messiânica, outra referência importante se encontra em Oséias 3:5, na qual Davi representa a linhagem davídica do Rei Messias que viria e do qual o povo se aproximaria tremendo, como se aproximando do Senhor.
Oséias ensina a respeito do amor infinito de Deus. Sua mensagem nos desafia e impulsiona a evangelizar, a demonstrar semelhante amor às pessoas e resgatá-las. O interesse de Deus em recuperar o pecador, no livro de Oséias, faz jus ao que o apóstolo Paulo diz: “o amor de Cristo nos constrange” (2Co 5:15). O profeta mostra que nada pode apagar amor divino e apela a nós para que anunciemos esse amor pela proclamação do evangelho.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br