23.11.2015
O livro de Joel é o segundo dos profetas menores na ordem das Escrituras. Ele é famoso por ser o texto-base usado na primeira pregação cristã da história. No daí de Pentecostes, o apóstolo Pedro usou a profecia de Joel para justificar o que estava acontecendo ali. Conhecemos bem a história do dia de Pentecostes (At 2), mas será que conhecemos o profeta que explicou tudo isso?
1. Informações Básicas:
a. Data: 835 a.C.
b. Autor: Joel
c. Local: Judá
d. Alvo: Anunciar o Dia do Senhor ao povo de Judá
e. Versículo chave: Joel 2:28
f. Palavra chave: Julgamento
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Joel 1:1-14
Terça Feira - Joel 1:15-20
Quarta Feira - Joel 2:1-11
Quinta Feira - Joel 2:12-27
Sexta Feira - Joel 2:28-32
Sábado - Joel 3:1-17
Domingo - Joel 3:18-21
Reflexão:
ESBOÇO DO LIVRO DE JOEL
Joel em uma sentença
O profeta anuncia julgamento e livramento tanto no presente quanto no futuro do povo de Israel.
A mensagem de Joel
Joel é um dos profetas menores que menos dá pistas históricas para a definição de sua época. A data escolhida nesta lição te a ver com a lista de inimigos de Judá que era compatível com os que assolavam a nação nos tempos de Joás.
A praga de gafanhotos
A mensagem do profeta Joel é iniciada com um convite à contrição e AL lamento (Jl 1:6, 8, 11, 13) por conta da destruição dos campos por gafanhotos (Jl 1:4). Além disso, a seca ainda causava queimaduras (Jl 1:12, 19-20). A desolação atingiu todas as camadas da sociedade de Judá desde os que viviam da agricultura (Jl 1:11) e da pecuária, por falta de pasto (Jl 1:19), até os sacerdotes, que recebiam seu sustento das ofertas (Jl 1:9, 16).
Tamanha desolação é relacionada ao Dia do Senhor (Jl 1:15), o qual atingirá a tudo e todos, assim como a praga de gafanhotos, por meio da invasão militar altamente destruidora (Jl 2:3-5) e irresistível (Jl 2:6-11).
O Dia do Senhor
O Dia do Senhor é anunciado por Joel como um tempo de destruição enviada por Deus e que está próximo (Jl 2:1). Esse é um tema que se repete nos profetas menores.
O Dia do Senhor é seguido pelo arrependimento do povo (Jl 2:12-17) e traz livramento e bênçãos por parte de Deus (Jl 2:18-27). Um dos trechos mais práticos é Joel 2:12-13. Leia e veja a intensidade do arrependimento que o profeta pede do povo. O Dia do Senhor aponta para um futuro glorioso de reconciliação, em que haverá renovação espiritual (Jl 2:28-32), julgamento das outras nações (Jl 3:1-17) e um período de paz sobre o povo de Deus (Jl 3:18-21).
DOUTRINAS
Espírito Santo
A terceira pessoa da Trindade é revelada no Antigo Testamento como o Espírito do Senhor, que habilita pessoas escolhidas a liderarem o povo de Deus. A presença do Espírito Santo nessas pessoas lhes capacitava a governar e profetizar em nome do Senhor. Entretanto, Joel apresenta o Espírito Santo sendo derramado sobre todo o povo de Deus (Jl 2:28-29).
Salvação
A declaração de Joel acerca de que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:32) repercute na compreensão cristã de salvação apresentada por todo o Novo Testamento. Quando Pedro cita tais palavras em Atos 2:16-21, ele aplica seu significado a invocar o nome de Jesus Cristo, o único pelo qual se pode ser salvo.
A invocação do Senhor como meio de salvação aparece em Joel não apenas no sentido que o NT aplica, isto é, salvação espiritual dos pecados por meio da fé.
JOEL E O NOVO TESTAMENTO
A principal relação entre Joel e o Novo Testamento de corre do dia de Pentecostes, quando Pedro citou Joel 2:28-29 em seu sermão (At 2:16-21)para autenticar que o que estava acontecendo era obra do Espírito Santo.
Apenas a primeira parte da profecia de Joel se cumpriu no dia de Pentecostes, isto é, o derramar do Espírito Santo (Jl 2:28-29). A segunda parte, acerca dos sinais no céu (Jl 2:30-31), ainda não se cumpriram e estão reservadas para pouco antes do fim (Ap 6:12-17). Pedro citou esse trecho de Joel por completo para destacar a oferta universal de salvação aos que crêem, conforme Joel 2:32.
A mensagem de Joel levou em conta a situação do povo e ensinou a respeito de arrependimento e perdão. Agora que somos capacitados pelo Espírito Santo, como profetizou Joel, nossa pregação deve incluir mensagem de arrependimento, apontando para Cristo como o único capaz de perdoar pecados, e nossa ação deve ser o socorro de Deus aos necessitados que clamam por ajuda.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br