30.11.2015
Amós era um profeta durante o reino de Jeroboão II e é conhecido como o profeta que fala contra a injustiça social. Mais do que qualquer convicção pessoal ou compaixão pelos pobres, esse profeta denunciou a injustiça de uma nação em resposta ao chamado do próprio Deus.
1. Informações Básicas:
a. Data: 760 a.C.
b. Autor: Amós
c. Local: Nasceu em Tecoa, perto de Belém, mas seu ministério foi no Reino do Norte
d. Alvo: Povo, sacerdotes e soberano do Reino do Norte
e. Versículo chave: Amós 5:22
f. Palavra chave: juízo de Deus
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Amós 1
Terça Feira - Amós 2-3
Quarta Feira - Amós 4
Quinta Feira - Amós 5
Sexta Feira - Amós 6
Sábado - Amós 7
Domingo - Amós 8-9
Reflexão:
ESBOÇO DO LIVRO DE AMÓS
Amós em uma sentença
Amós profetiza, prega e tem visões a respeito de quão longe o povo de Israel estava de Deus, e como Deus iria discipliná-lo.
AMÓS CONTRA O MUNDO
Amós declara que não era discípulo profissional de profeta, mas pregava porque Deus o havia chamado (Am 7:14). Ele era boieiro e colhedor de sicômoros, mas o significa isso? Amós não era um peão, mas sim um homem de negócios, no ramos de lã de ovelhas.
Esse profeta deixou sua profissão e sua terra para cumprir o chamado de Deus. Amós era de uma cidade próxima a Belém chamada Tecoa, em Judá (Am 1:1), e foi pregar em Israel, na cidade de Betel (Am 7:13).
Amós era homem comum e ouviu o chamado de Deus para confrontar a injustiça de sua época, profetizando em uma terra que não era a sua (Am 7:15). Homem de convicção e firmeza. Quando foi confrontado por Amazias, não cedeu. Aliás, vale a pena comparar esses dois líderes do povo de Israel e perceber a diferença entre eles.
O debate entre Amós e Amazias (Am 7:10-17) é um alerta para nós: Devemos ouvir homens que mantêm o compromisso de pregar apenas a mensagem de Deus, sem autopromoção ou vanglória e sem comprometer o evangelho em troca de qualquer favor ou benefício.
O profeta contra a religião
Amós, mais do que qualquer outro profeta, clamou contra a injustiça social no reino que deveria ser exemplo para as nações. O fato de a cruzada desse profeta ter acontecido em Betel ((Am 7:13), centro do culto idólatra de Israel (Am 3:14), é significativo. Os centros da injustiça contra os pobres (Am 2:7; 4:1; 5:11; 8:6) são locais de práticas idólatras (Am 4:4; 5:5; 7:13).
A expressão “por três transgressões (...) e por quatro” indica o grande número de pecados cometidos pelas nações (Am 1:3, 6, 9, 11, 13; 2:1). Dentre essas nações que chegaram ao limite de transgressões toleráveis, encontra-se o povo que deveria ser diferente, mas que abandonou a Deus (Am 2:4, 6).
Deus contra Israel
Na mensagem profética de Amós, Deus concede ao profeta cinco visões que expressam o caráter do seu julgamento sobre Israel, por meio de analogias.
· Misericórdia – As duas primeiras visões: do gafanhoto (Am 7:1-3) e do fogo (Am 7:4-6).
· Justiça – A terceira visão: do prumo (Am 7:7-9).
· Iminência – A quarta visão: da cesta de frutos (Am 8:1-3).
· Inevitável – A quinta visão: de Deus junto ao altar (Am 9:1-10).
DOUTRINAS
A palavra de Deus
A palavra de deus é poderosa e eficaz. Amós destaca o chamado a ouvir a palavra de Deus para juízo, correção e condenação (Am 3:1; 4:1; 5:1; 7:16). Ele denuncia o povo de Israel, que decidiu ignorar a palavra revelada pelos servos e profetas de Deus (Am 2:12; 7:12-13, 13).
A responsabilidade da Aliança
Os pecados do povo estão vinculados a questões sociais estabelecidas na lei, que visavam o cuidado pelos pobres e necessitados (Am 8:4), a administração da justiça social (5:11) e até mesmo o uso de pesos justos no comércio (Am 8:5-6). Tais transgressões violavam as menores leis de convívio social prescritas pela Lei, como a lei de não reter vestes penhoradas (Êx 22:26; Dt 14:12-13; violada conforme Am 2:8), até as leis pela santidade (Nm 6:2-3 violada conforme Am 2:12) e para a manutenção dos sacerdotes (Dt 14:28; violada conforme Am 4:4). Apesar disso, Deus cumpriu Sua parte da aliança, ao suscitar remanescentes (Am 9:8-10), dos quais Ele reergueria Seu povo eleito (Am 9:11-15).
AMÓS E O NOVO TESTAMENTO
Preocupação Social
A preocupação social com os pobres e necessitados, assim como em Amós, é alvo de constantes exortações pelos apóstolos e líderes da igreja no Novo Testamento. Era preciso recordar os cristãos que não deveria haver diferenciação no tratamento a pobres e ricos (1Co 11:21; Tg 2:1-9; 5:1-6), bem como frisar que a preocupação social é indispensável aos seguidores de Cristo (Tg 1:27).
Referências Messiânicas
A principal referência messiânica em Amós diz respeito à restauração de Israel por meio da linhagem de Judá, pelo próprio Senhor (note o uso da primeira pessoa nesses versículos), abrangendo todo tabernáculo-cidade-campo e estabelecendo o Seu povo definitivamente na terra (Am 9:11-15). Destaque a esses versos é a possível citação deles em Atos 15:16-18, que identifica nessa profecia a inclusão dos gentios no reino de Deus.
Amós não era alguém pobre, mas denunciou a injustiça contra os pobres. Amós não morava no reino de Israel, mas denunciou a injustiça daquela nação. Amós não era profeta, mas cumpriu a ordem de Deus. E nós, como respondemos às injustiças que enxergamos?
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br