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Leitura Diária


07.12.2015

O Livro de Obadias

 

 

Obadias é um livro peculiar. Ele é o menor livro do Antigo Testamento, e seu profeta não deixa pista nenhuma de sua identidade. O nome dele significa “servo de Deus”, nome comum à época, que torna quase impossível rastrear o profeta na história de Israel. Como disse Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, “o profeta Obadias é um ilustre desconhecido”, mas ele é, “de certa forma, um microcosmo da visão e conteúdo profético do Antigo Testamento” (Foco e desenvolvimento do Antigo Testamento).

 

1.    Informações Básicas:

a.    Data: 845 a.C. (alguns estudiosos preferem 586 a.C.)

b.    Autor: Obadias

c.    Local: Judá

d.    Alvo: Descendentes de Esaú (Edom) e de Jacó (Israel)

e.    Versículo chave: Obadias 21

f.     Palavra chave: Punição

 

Leituras Diárias:

 

Segunda Feira            - Gênesis 27

Terça Feira                 - Obadias 1-9

Quarta Feira               - 2Crônicas 28:16-21

Quinta Feira               - Obadias 10-14

Sexta Feira                 - Romanos 2:12-16

Sábado                       - Obadias 15-16

Domingo                     - Obadias 17-21

 

 

Reflexão:

 

ESBOÇO DO LIVRO DE OBADIAS

 

 

Obadias em uma sentença

 

O profeta descreve o julgamento de Edom por causa da arrogância dos edomitas para com o Senhor.

 

 

O FIM DE UMA LONGA NOVELA

 

Obadias pregou em seu país, Israel, mas profetizou contra a nação irmã, Edom. Sua profecia aponta apenas o fim de um longa novela de traição, reconciliação e ódio, que percorre toda a história de Israel.

 

De onde vieram os Edonitas?

 

Edom era povo descendente de Esaú, irmão de Jacó, patriarca de Israel. A rixa entre os dois irmãos remete à venda da primogenitura por Esaú (Gn 25-27-34), o sortilégio de Jacó para enganar Isaque, seu pai, e receber as bênçãos de Esaú (Gn 27). Mesmo que os irmãos tenham se encontrado e feito as pazes (Gn 33), as nações se tornaram inimigas. Veja um resumo do relacionamento entre as nações:

 

a.    Edom impediu a passagem de Israel para a terra prometida (Nm 20:14-21);

 

b.    Davi conquistou Edom (2Sm 8:13-14);

 

c.    Edom atacou Judá várias vezes (2Cr 21:8-10; 28:17; Ez 25:12);

 

d.    Amazias atacou Edom e matou 20 mil homens (2Cr 25:11-12).

 

A armadilha do orgulho

 

A tônica da mensagem de Obadias é que o orgulho nos afasta de Deus, aliás, essa é uma verdade que está repetida tanto clara como implicitamente em várias passagens bíblicas. Confira algumas delas:

 

a.    Quem teme ao Senhor resiste à soberba (Pv 8:13).

 

b.    O orgulho afasta o homem de Deus (Tg 4:6).

 

c.    A submissão é o oposto da soberba (1Pe 5:5).

 

Não há nenhum poder ou vantagem que possa proteger qualquer nação do julgamento do Senhor! Ele organiza, dá poder e derruba, com o propósito de cumprir Seu plano na história.

 

 

DOUTRINAS

 

Lei universal de Deus

 

Deus exige de outras nações os mesmos critérios que exige do Seu povo escolhido. Edom é cobrado por causa de soberba (Ob 3), de violência (Ob 10), de desonestidade (Ob 11) e de crueldade (Ob 12-14). Sua condenação parece seguir a lógica da lex talionis, a lei do julgamento compensatório que vigorava em Israel (ex 21:23-25; Ob 10,15). Já nesse momento, a revelação de Deus figura o testemunho universal da lei de Deus a todos os seres humanos, ressaltado por Paulo (Rm 2:12-16).

 

Soberania, obediência e submissão

 

Antes do nascimento de Esaú e Jacó, Deus já havia anunciado que Esaú serviria a Jacó (Gn 25:23). Entretanto, na revelação de Deus por meio da bênção de Isaque, já se considerava a rebeldia da nação que se originava com Esaú. Essa parte da bênção de Isque é mais bem traduzida pela NVI: “Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescoço o julgo” (Gn 27:40).

 

A descendência de Esaú nunca saiu da mercê da soberania de Deus. Resultado disso é o julgamento de Edom no dia do Senhor e o estabelecimento do reino de Deus também sobre Edom (Ob 15:21)

 

OBADIAS E O NOVO TESTAMENTO

 

A principal relação entre o livro de profeta Obadias e o Novo Testamento está na permanente relação conflituosa entre Edom e Israel. O historiador judeu Flávio Josefo aponta que Herodes, o Grande, era Idumeu, descendente de Edom. Comentaristas bíblicos destacam que o fato de Herodes, o Grande, querer destruir a Jesus ainda bebê (Mt 2:16) marca a oposição do edomita ao Messias, que encarnava tudo o significa Israel.

 

Além disso, o apóstolo Paulo usa o caso de Esaú e Jacó para mostrar que a eleição de Deus não depende de descendência, mas da graça do Senhor (Rm 9:6-13).

 

Obadias nos mostra que, assim como Edom, mesmo que rejeitemos a vontade de Deus, ainda estamos submissos à Sua soberania. Ser indiferente para com o sofrimento dos outros, assim como Edom foi com o de Israel, também é rejeitar a vontade de Deus, que nos chama para viver em amor. Por mais que vivamos para nós, no fim, teremos de responder a Deus sobre o que fizemos com a vida dada por Ele.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

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