TV PIBCI

Leitura Diária


21.12.2015

O Livro de Miqueias

 

 

Miqueias foi contemporâneo de Oséias, que pregou no Reino do Norte; e de Isaías, pregador da corte do Reino do Sul. Ele se dedicou ao povo comum de Moresete, uma pequena vila ao sudoeste da Palestina.

 

1.    Informações Básicas:

a.    Data: 735 a.C.

b.    Autor: Miqueias

c.    Local: Reino do Sul

d.    Alvo: Povo de Judá

e.    Versículo chave: Miqueias 6:8

f.     Palavra chave: Julgamento

 

Leituras Diárias:

 

Segunda Feira            - Miqueias 1

Terça Feira                 - Miqueias 2

Quarta Feira               - Miqueias 3

Quinta Feira               - Miqueias 4

Sexta Feira                 - Miqueias 5

Sábado                       - Miqueias 6

Domingo                     - Miqueias 7

 

 

Reflexão:

 

ESBOÇO DO LIVRO DE MIQUEIAS

 

 

 

Miqueias em uma sentença

 

Entre anúncios de julgamento e consolo, Miqueias ensina o amor de Deus por Seu povo e a maneira correta de agradar a Deus.

 

 

O PROFETA E O POVO

 

Pouco se sabe sobre Miqueias. As únicas informações que o livro dá são seu nome, que significa “quem é como Deus?”, e sua origem morastita, isto é, oriundo de Moresete, pequena aldeia a sudeste de Jerusalém. Especula-se que o pai de Miqueias não é mencionado (Mq 1:1) por conta de sua origem humilde. Soma-se a isso a preocupação do profeta com a plebe explorada em Israel. Tudo isso leva à construção da imagem de Miqueias como profeta do povo.

 

O alerta de Miqueias

 

Miqueias, em sua mensagem, anuncia julgamento, destruição, assim como esperança. Sua profecia soa como alertas a Israel, pois o livro é marcado pelo verbo “ouvir”, que convoca o povo a escutar a mensagem do Senhor. Observe como cada aparição do verbo abre uma nova pregação do profeta.

 

 

 

A influência de Miqueias

 

O profeta Miqueias provavelmente tinha profetizado em Jerusalém e sua influência Poe ser vista, sobretudo, na citação de suas palavras pelos anciãos (Jr. 26:17-19). O livro de Miqueias é citado tanto no Antigo como no Novo Testamento.

 

 

 

DOUTRINAS

 

Santidade Pessoal

 

O livro de Miqueias é iniciado com a terrível descida do Senhor à terra, que sai do seu lugar e até os montes se derretem (Mq 1:3-4). A razão dessa presença devastadora de Deus é o pecado. A presença do Senhor se torna tão terrível, pois, como mostra o livro de Miqueias, o pecado está disseminado no mais íntimo do povo, que não tem limites para saciar seus desejos (Mq 2:1-2). A resposta de Miqueias a tal questão se encontra no versículo chave do livro e seu parágrafo (Mq 6:6-8). A santidade pessoal se mostra como o que realmente agrada a Deus, acima das tradições e rituais religiosos. O caminho declarado por Deus passa pela prática da justiça, pelo amor à misericórdia e pela humildade.

 

Responsabilidade Social

 

Em decorrência do destaque individual que a mensagem de Miqueias traz, o profeta do povo mostra que a justiça social é responsabilidade também do indivíduo. Ao longo de sua profecia, vemos sinais de corrupção de líderes, profetas e sacerdotes, violando algumas leis de manutenção da justiça social em prol do indivíduo. Aceitam suborno (Mq 3:11, Êx 23:8; Dt 16:19); aproveitam-se de viúvas e de órfãos (Mq 2:9; Êx 22:22; Dt 27:19); roubam e desapropriam injustamente (Mq 2:1-2; Dt 5:19,21); enganam e são injustos (Mq 6:11-12; Lv 19:36; Dt 255:15). A responsabilidade social é apresentada como questão individual por Miqueias. Isso se resume em Miqueias 7:1-6, em que se constata que não há um indivíduo justo (Mq 7:2), mas todos estão corrompidos, individualmente, de alguma forma.

 

Miqueias e o Novo Testamento

 

A principal relação entre Miqueias e o Novo Testamento é a profecia do nascimento do re messiânico em Belém (Mq 5:2), terra de Davi, sinalizando Sua descendência real e o cumprimento da aliança davídica. Como já foi dito, essa profecia foi citada pelos sacerdotes e escribas como o lugar do nascimento do Messias (Mt 2:4-6). Ela está no contexto dos últimos dias, profetizados por Miqueias a partir do capítulo 4. As palavras de Miqueias acerca de um santuário estabelecido sobre um monte, onde reina o Messias em glória, têm respaldo na visão do apóstolo João, no Apocalipse (Ap 21:10,22).

 

A relação entre Miqueias e o Novo Testamento não apenas traz luz à revelação do segundo testamento, mas também enfatiza e valoriza a mensagem do próprio livro de Miqueias. Considerar que, diante do julgamento apresentado por Miqueias, o destaque do Novo Testamento foi a solução de Deus de reconciliação e restauração por maio do Messias nos leva ao foco desse livro profético, que é o triunfo da esperança.

 

 

Conclusão

 

No livro de Miqueias, Deus responde e consola as pessoas de Judá apelando a que obedeçam à Sua vontade. O tema central do livro está resumido no versículo 8 do capítulo 6. Deus não pede nada alem do que andemos com Ele, o resto é conseqüência dessa andar. Cabe a nós assumirmos essa responsabilidade.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web