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Leitura Diária


23.05.2016

Romanos

 

 

Romanos

Base Bíblica: Romanos 12:1-2

 

 

A epístola de Paulo aos Romanos foi escrita para um grupo de cristãos que se encontrava em Roma e que o coração de Paulo ansiava por visitar. Provavelmente a igreja foi iniciada com alguns convertidos que residiam em Jerusalém na ocasião da descida do Espírito Santo (At 2:10) e que voltaram para Roma, divulgando a fé em Jesus Cristo.

 

A epístola possui riqueza teológica singular. Grandes pregadores e professores referenciaram o valor de Romanos: Martinho Lutero – “Romanos é o livro mestre do Novo Testamento”; João Calvino – “Quando se obtém um conhecimento dessa epístola, abre-se porta para todos os tesouros mais escondidos da Escritura”; Merril Unger – “Romanos é a maior e mais influente de todas as cartas do apóstolo Paulo, a primeira grande obra de teologia cristã”; Davidson – “Este evangelho sublime, divino, profetizado e cristocêntrico torna-se, como tal, a regra dos cristãos.

 

1.    Visão Panorâmica

 

1.1  Informações Básicas

 

a.    Grupo:                       Epístolas paulinas eclesiásticas

b.    Autor:                        Paulo (Secretário: Tércio, Rm 16:22)

c.    Data:                          58 d.C.

d.    Local:                        Corinto

e.    Alvo:                          Judeus cristãos e gentios

f.     Versículo-chave:      Romanos 1:16-17

g.    Expressão-chave:    Justificação pela fé

 

1.2  Esboço

 

Deus declara justo somente aquele que crê em Cristo

 

 

1.3  Romanos em uma Sentença

 

A doutrina cristã apresentada de maneira sistemática para a igreja em Roma

 

2.    Temas Teológicos

 

2.1  Carne e Espírito

 

a.    Sentidos da palavra “carne” em Romanos

·         Carne corporal (Rm 2:28);

·         Descendência ou relação humana natural (Rm 1:3; 4:1);

·         Natureza humana fraca (Rm 6:19; 8:3; cf Mt 26:41);

·         Natureza humana de Cristo (Rm 8:3);

·         “Velha natureza” no cristão (Rm 6:6; 7:18,25);

·         Natureza humana “não regenerada” (Rm 8:8-9).

 

b.    Sentidos das palavras “espírito” em Romanos

·         Parte “espiritual” da constituição humana (Rm 1:9; 8:16; 12:11);

·         Espírito de Deus ou Espírito Santo (Rm 1:4; 5:5; 8:11; 9:1; 14:17; 15:13,16,19).

 

c.    Implicações da morada e da operação do Espírito Santo no cristão

·         Comunica vida (Rm 8:4-6,10);

·         Dá liberdade (Rm 8:2);

·         Supre a vida dos “filhos de Deus” (Rm 8:14-15);

·         Intercede pelo povo de Deus (Rm 8:26);

·         Santifica os cristãos (Rm 8:13);

·         É penhor do futuro (Rm 8:15,23).

 

2.2  Lei

 

a.    Significado de “lei”

O termo “lei” ocorre mais de 70 vezes nesta epístola e nem sempre com o mesmo sentido. Eis os seus principais significados:

 

·         Pentateuco (Rm 3:21) – “a lei” significa os primeiros cinco livros do AT, como “os Profetas” é a designação para os livros restantes. Esse é um uso comum no NT;

·         Antigo Testamento em sua totalidade. No capítulo 3, versículo 19, Paulo diz: “sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz”. “Tudo o que a lei diz” refere-se a uma corrente de citações bíblicas feitas nos versículos anteriores (Rm 10-18); mas dessas citações, cinco são dos Salmos e uma de Isaías. Se é a “lei” que diz essas coisas, “a lei” só pode significar uma coisa: o Antigo Testamento;

·         Um princípio (Rm 3:27; 7:21,23,25; 8:2). Portanto, a lei é “santa” (Rm 7:12).

 

b.    Para que a lei foi dada?

·         Para ser uma revelação de Deus e de Sua vontade (Sl 19:9; Rm 7:12,16,22).

·         Para o bem-estar e a preservação da raça humana (Rm 13:1-7).

·         Para pôr o pecado às claras (Rm 3:20; 7:7).

·         Para levar ao arrependimento e à confiança na graça de Deus (Rm 3:23).

·         Para prover orientação à vida do cristão (Rm 13:8-10).

 

2.3  Depravação do Homem e a Ira de Deus

 

a.    Romanos revela a condição depravada dos seres humanos:

·         Praticam coisas inconvenientes (Rm 1:28-31);

·         São passíveis de morte (Rm 1:32);

·         São indesculpáveis (Rm 1:20; 2:1)

·         São culpados independentemente da raça (Rm 2:12);

·         Estão debaixo do pecado (Rm 3:9-18; 5:7);

·         São pecadores e estão separados de Deus (Rm 3:23; 5:8);

·         São inimigos de Deus (Rm 5:10; Cl 1:21).

 

b.    Romanos revela a ira de Deus contra a humanidade (Rm 1:18-32)

 

 

2.4  Doutrina da Salvação

 

a.    Justificação: Segundo F.F. Bruce “justificação pela fé significa que a salvação depende, não dos sacramentos, nem do que faça ou não faça qualquer sacerdote, não dos sacramentos, nem do que faça ou não faça qualquer sacerdote ou presbítero, mas da simples resposta dada pelo coração crente à palavra de Deus em Jesus Cristo” (Romanos, p.36). a depravação humana exige a manifestação da justiça de Deus (3:5-8), oferecida gratuitamente, por meio da graça (3:24), na morte da pessoa de Cristo. Pela salvação, o homem não é tornado justo, mas declarado justo mediante a fé no único que é juto e foi objeto do cumprimento da justiça de Deus para com o pecado, Jesus Cristo.

 

b.    Santificação: Na epístola aos Tessalonicenses, Paulo escreve:”Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4:3). A premissa aplicada em Romanos é a mesma. Por isso, no capítulo 7, o apóstolo insiste em apontar a veracidade da luta contra o pecado. O ensino é que precisamos lutar intensamente contra o pecado como um processo de santificação pelo Espírito de Deus. A boa notícia é que a vitória é certa para os salvos em Cristo Jesus (Rm 8:31).

 

c.    Glorificação: Em Romanos 8:30-39, Paulo enfatiza a glorificação. Esse trecho funciona como um epílogo da epístola em relação aos temas teológicos. O apóstolo emprega o termo no passado apontando para o futuro. Ele quer significar a certeza da salvação para aqueles que crêem em Jesus (Rm 8:18,21).

 

d.    Três Tempos da Salvação

 

 

e.    Conclusões: Paulo finaliza a longa sessão doutrinária da salvação com uma maravilhosa doxologia (Rm 11:36).

 

 

3.    Aplicações Práticas da Epístola

 

A graça salvadora de Deus reinou em meio ao pecado (Rm 5:21), mas isso não implica a permanência do crente salvo e justificado no pecado, a fim de que essa graça se manifeste ainda mais (Rm 6:1-2). Faz-se necessário aplicar a discussão teológica da epístola numa atitude prática em face da vida cristã. Sem dúvida, esse era o propósito de Paulo. Vejamos como é interessante a dobradiça do livro no capítulo 12:1-2 ligando a doutrina (Rm 1-11) com a prática (Rm 12-16).

 

 

Para cada capítulo seguinte, Paulo apresenta a necessidade de cumprir a ordem bíblica.

 

 

Romanos revela a justiça de Deus ao homem pela fé e o direciona à aplicação prática de todos os seus ensinos. A prática dos ensinos bíblicos é o que torna possível um saudável relacionamento com o Deus da palavra.

 

Conclusão

 

O capítulo 16 é o epílogo da epístola, que pode ser sintetizado na seguinte maneira:

 

 

Recomendando a Febe, saudando alguns amigos, transmitindo alguns pensamentos e exaltando a Deus, Paulo concluiu esta bela obra chamada Epístola aos Romanos. Depois de examinar este livro, procure reafirmar seu compromisso com Cristo. Conviva em plena harmonia com as pessoas que constituem sua igreja local. Amém!

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

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