30.05.2016
Base Bíblica: Atos 18:1-18
A maior parte da primeira epístola à igreja de Corinto trata de exortações ou conselhos práticos diante de uma série de problemas recorrentes entre os irmãos. Não é correto, porém, olhar para 1Coríntios e considerar somente os problemas. O uso da expressão “em Cristo Jesus” (1Co 1:2), que está no início da epístola, descreve o sentido da nova relação dos indivíduos regenerados de Corinto com o Senhor Jesus. Assim, o princípio que guia a epístola é o da liberdade cristã (1Co 6:12; 10:23), medida a partir do amor (1Co 13) e da santidade em Cristo (1Co 3:16-17). 1Coríntios revela o coração da doutrina bíblica para a igreja – estrutura, métodos e mensagem. O objetivo dela é auxiliar cada igreja local a enxergar os próprios problemas e confrontá-los segundo a Bíblia.
1. Visão Panorâmica
1.1 Informações Básicas
a. Grupo: Epístolas paulinas eclesiásticas
b. Autor: Paulo
c. Data: 56/57 d.C.
d. Local: Éfeso
e. Alvo: Cristãos em Corinto
f. Versículo Chave: 1Coríntios 3:16-17
g. Expressão Chave: Divisão na igreja
1.2 Esboço
1.3 Primeira Coríntios em uma Sentença
Epístola de correção em que o apóstolo Paulo se posiciona contra os vários problemas de procedimentos da igreja de Corinto.
2. Cidade de Corinto
Corinto era uma cidade importante, com população de cerca de maio milhão de pessoas. Estava localizada num lugar estratégico ao sul da Grécia, entre dois portos marítimos, e tirava bons lucros do comércio que passava por esses portos. Muitos comerciantes e marinheiros visitavam Corinto e cometiam atos pecaminosos ali, que não teriam coragem de cometer na própria terra, tornando-a uma das cidades mais imorais da época. De fato, “comportar-se como um habitante de Corinto” era o mesmo que “ser devasso”. Haja vista o fato de que muitos convertidos na igreja de Corinto tinham saído de ambiente imorais, a igreja sofreu inúmeros problemas (1Co 6:9-11).
O templo de Afrodite era servido por mil prostitutas que participavam da adoração. Embora exteriormente a cidade fosse bela, havia muita corrupção oculta.
3. Contexto da Epístola
1Coríntios emergiu da terceira viagem missionária de Paulo (At 18:23-21:14). Ele estava em Éfeso quando a escreveu (1Co 16:7-9). Paulo tinha recebido alguns relatórios de Cloé (1Co 1:11), onde havia referência a uma série de problemas presentes na igreja, além de vários questionamentos sobre assuntos práticos do cristianismo. 1Coríntios é uma resposta às indagações de Cloé. Embora a epístola tenha recebido o título de 1Coríntios, na verdade, ela é a segunda epístola de Paulo escrita à igreja que estava em Corinto. A primeira se perdeu.
4. Conteúdo da Epístola
4.1 Dilemas da Igreja
Vejamos um resumo dos problemas que Paulo enfrenta nesta epístola.
4.2 Exemplos Negativos do Antigo Testamento
O Antigo Testamento descreve uma série de eventos – positivos e negativos – que servem de exemplos aos cristãos. Em 1Coríntios, Paulo traz à tona vários exemplos negativos do AT, comparando-os aos erros cometidos pelos irmãos de Corinto.
4.3 Assuntos Polêmicos
a. Liberdade Cristã: Paulo sempre desfrutou com autoridade sua liberdade cristã (Rm 14:1-15:13; 1Co 10:23-33). Mas o apóstolo também se preocupava com as implicações de má compreensão ou aplicação desse conceito. Liberdade não pode ser confundida com libertinagem. Por isso, Paulo afirmou: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (1Co 10:23).
b. Uso do Véu na Igreja: “À primeira vista, 1Coríntios 11:1-16 aparentemente trata de saber se as mulheres devem, na igreja, usar ou não um véu. Mas lendo mais cuidadosamente, descobrimos que tratam da relação entre mulher e homem, ordenada por Deus. Na época de Paulo, as mulheres usavam véu como símbolo de sujeição ao homem. O evangelho tinha dado à mulher uma liberdade que nunca antes tinha possuído, abolindo a distinção dos sexos, quanto à salvação e ao estado de graça (Gl 3:28). Parece que por causa dessa liberdade as mulheres de Corinto reclamavam igualdade de condições com os homens, em todos os sentidos e, como uma declaração clara desse direito, vieram a profetizar e orar sem o véu. Ao fazer isto, violaram a ordem divina que é a seguinte: Deus é a cabeça de Cristo; Cristo, do homem; e o homem da mulher (1Co 11:3)” (Myer Pearlman, Atravpes da Bíblia, p.272).
c. Dom de Línguas: Os crentes de Corinto sofriam com o mau uso do dom de línguas. Por isso, o apóstolo Paulo definiu alguns princípios sobre o uso do dom na igreja.
Nota: Há duas vertentes sobre a aplicação do dom de línguas nos dias atuais: uma considera o dom de línguas vigente, a outra entende que o dom cessou com o final da revelação bíblica. Não discutiremos nenhuma das duas vertentes. Trataremos apenas do que a Bíblia diz explicitamente sobre ele.
· É o último da lista (1Co 12:10,28,30).
· Possui menor importância que a pregação da Palavra (1Co 14:1-12).
· Deve ser seguido interpretação (1Co 14:13,28).
· Cinco palavras entendidas valem mais que 10.000 em outra língua (1Co 14:19).
· Servia de “sinal” para os descrentes (1Co 14:22).
· Somente dois ou três poderiam falar num culto, sucessivamente (1Co 14:33,40).
Conclusão
O ensino e o desejo de Paulo era que a igreja abandonasse toda prática pecaminosa e retornasse à consciência de que Cristo é o Cabeça da igreja.
A epístola aos Coríntios pode perfeitamente ser observada como um manual prático para a vida cristã. Ela demonstra que os crentes não estão isentos de dissabores; todos estão sujeitos a deslizes, principalmente no convívio em comunidade. Nenhuma igreja é suficientemente boa a ponto de não errar e nenhuma igreja é suficientemente ruim a ponto de não poder se corrigir. A igreja de Jesus subsiste nas igrejas locais que buscam crescimento diante dos erros cometidos. A suma é: a igreja precisa voltar a sua consciência para Cristo.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br