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Leitura Diária


31.10.2016

ELIAS, DO ANTIGO AO NOVO TESTAMENTO

 

 

Texto Básico: Malaquias 4.5-6

 

Texto Devocional: Tiago 5.12-18

 

Versículo-Chave: Mateus 3.2: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

 

Alvo da Lição: Refletir sobre a questão da pessoa de Elias e seus reflexos na pessoa de João Batista; e destacar a soberania de Deus e a necessidade de uma vida de arrependimento e santidade.

 

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Não é sem motivos que um estudo sobre Elias provoca bastante interesse quando se refere à sua presença no Novo Testamento. O comentarista bíblico Bietenhard (DITNT) nos informa que “Elias é mencionado 29 vezes no NT” (30, se for incluída uma possível menção em Lc 9.54). Além disso, há bastante discussão sobre a relação João Batista - Elias, especialmente diante da aparente contradição entre as palavras de Jesus acerca de João (Mt 11.14; 17.12-13) e o que o próprio João testifica (Jo 1.21,25). Na área da escatologia também há bastante especulação acerca da possível presença de Elias como uma das duas testemunhas (Ap 11.3), especialmente na questão de se essa presença seria literal ou não.

 

Nossa proposta não é resolver todas as questões, até porque essa é uma discussão que dificilmente terá fim antes de chegarmos ao céu. Vamos, porém, lidar com o assunto da maneira mais saudável possível e dar prioridade às questões que seguem. (O que é que eu, crente no Senhor Jesus, tenho com tudo isso?) Há algo que devemos aprender – alguma atitude a ser mudada, alguma advertência a ser atendida, alguma promessa a ser esperada?

 

Vamos estudar as dimensões do ministério de Elias que têm influência direta em nossa vida como crentes no Senhor Jesus.

 

I. O profeta do plano e da promessa de Deus

(Mq 4.4-6; Jo 1.21,25)

 

O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento (DITNT) pondera que “alguns esperavam que Elias viesse antes da aurora do tempo do fim (Mc 9.11; Mt 17.10)”. Essa era uma expectativa dos escribas e até dos discípulos. Para os discípulos, o ministério de João (que, segundo o próprio Senhor Jesus, cumpria a expectativa da vinda de Elias) significava esperança e segurança na ação messiânica de Jesus. Para os escribas, Jesus não poderia ser o Messias porque faltava a manifestação de Elias (Mt 17.10). Toda essa expectativa começa com o texto de Malaquias 4.4-6. A promessa é que antes do “grande e terrível dia do Senhor” o profeta Elias seria enviado.

 

Mais do que desenvolver uma discussão acerca de Elias no Novo Testamento, o conjunto dos textos mostra duas verdades que jamais podem ser esquecidas pelos crentes.

 

1. Deus tem um plano geral, completo e perfeito

 

Seja na pessoa de João, o Elias que veio, seja na pessoa das testemunhas de Apocalipse, o Elias que virá, há que se destacar o controle extraordinário do Senhor da história passada, presente e futura. A pessoa de Elias é um testemunho da soberania do Deus que tem a história em Suas mãos.

 

2. Deus tem prometido e cumprirá Suas promessas

 

A vinda de João Batista é um sinal maiúsculo do cumprimento das promessas de Deus. Tanto o profeta João, com ministério semelhante ao profeta Elias, como a reafirmação das testemunhas de Apocalipse 11.3 são evidências de que as promessas de Deus serão sempre fiel e cabalmente cumpridas. Podemos depender Dele e confiar em Suas promessas para nossa vida.

 

II. O profeta do arrependimento e do Messias de Deus

(Mt 17.3-12; Mc 9.2-13; Lc 9.28-36)

 

Certamente que o objetivo do Senhor Jesus em dizer que Elias já veio (textos citados) não era confundir as pessoas ou contradizer João Batista. Jesus falava diretamente acerca do tema “arrependimento”.

 

1. O texto bíblico trata do maravilhoso cenário da transfiguração

 

Nessa cena maravilhosa em que Moisés e Elias são convidados especiais, o assunto central era o cumprimento da promessa do Messias que acontecia em Jesus. Falavam especialmente de “sua partida que estava para se cumprir” (Lc 9.31). A segurança de que o Messias era Jesus se confirma na voz que se ouviu. “Este é meu Filho, o meu eleito” (Lc 9.35). A boa nova do evangelho é que o Messias chegou – e não há por que esperar por outro Messias (como os judeus erroneamente esperam até hoje).

 

2. O texto fala de arrependimento

 

Aqui está o ponto mais delicado e importante de toda a discussão sobre Elias e João Batista. Enquanto o povo esperava uma “encarnação” física de Elias, o projeto de Deus era uma manifestação espiritual do ministério de Elias. Assim como ele pregava arrependimento, também João veio pregando arrependimento. Não há sinais de um outro profeta que atue tão decisivamente na condenação à idolatria e à corrupção moral como Elias (atacando até o rei Acabe e sua esposa idólatra e promíscua). João desenvolve ministério semelhante pregando arrependimento e atacando a corrupção moral de Israel (também atacando o rei Herodes e sua “esposa” idólatra e promíscua).

 

A tragédia, conforme o próprio Senhor Jesus, é que os judeus esperaram tanto por Elias como quem esperava um momento messiânico político, e não o identificaram nem o receberam para acharem caminho para arrependimento, “antes fizeram com ele tudo quanto quiseram” (Mt 17.12 e Mc 9.13). Da mesma forma, também esperavam um messias político que redimiria a Israel, e não receberam a Cristo, o Filho de Deus.

 

Aplicação: Para pensar: Será que nós, que estudamos a palavra de Deus hoje, também temos dificuldades para encontrar caminho de arrependimento para aguardar e apressar a vinda de nosso Senhor?

 

Para pensar: Será que nós, que estudamos a palavra de Deus hoje, também temos dificuldades para encontrar caminho de arrependimento para aguardar e apressar a vinda de nosso Senhor?

 

III. O profeta da fé e da providência de Deus

(Lc 4.25; Rm 11.2-4; Tg 5.17-18)

 

Elias também é conhecido como o homem que crê em Deus e experimenta em seu ministério a intervenção providente do Deus verdadeiro. O Novo Testamento destaca essa marca em sua história.

 

1. Exercício da fé

 

Em Lucas 4.25, somos ensinados que o exercício da fé deve ser integrado à doutrina da soberania de Deus.

 

O Deus que cura é o Deus que deve ser aceito e adorado. O caminho a ser percorrido pelo crente segue da aceitação da soberania de Deus e chega ao milagre, e não segue o caminho oposto. Devemos lembrar-nos das palavras duras de Jesus às multidões. “vocês me procuram porque viram milagres”. O crente crê em milagre, mas não é o milagre que ele procura – ele procura o Deus do milagre antes de tudo!

 

2. Controle da história

 

Em Romanos 11.2-4, somos ensinados que o Senhor tem o controle da história.

 

A palavra de Deus para Elias tem a finalidade de dar segurança e esperança. A mensagem para cada um de nós é que devemos descansar no Senhor. A ansiedade do Elias que pede para si a morte num momento de depressão (1Rs 19.4) dá lugar a uma nova esperança daquele que não está sozinho porque se tem colocado nas mãos do Senhor que controla todas as coisas.

 

3. A oração como caminho

 

Em Tiago 5.17-18, somos ensinados que a oração é o caminho pelo qual acontecem os impossíveis.

 

Os impossíveis são aquelas situações em que só Deus pode fazer algo. Aprendemos com Elias a crer na intervenção de Deus, inclusive e especialmente nos momentos mais difíceis de nossa vida (veja 1Rs 17.1).

 

Conclusão

 

A história de Elias faz parte de toda uma estrutura muito comum na Bíblia, que geralmente chamamos de “já e ainda não.” Veja alguns exemplos: o Messias já veio, mas há um sentido em que aguardamos o Messias; o reino já veio, mas aguardamos ainda uma nova dimensão do reino; já gozamos vida eterna, mas ainda estamos para tomar posse da vida; já somos salvos e somos ordenados a operar nossa salvação. E assim por diante.

 

Os próprios discípulos ficavam muitas vezes confusos diante dessa questão que envolve a primeira e a segunda vinda de Jesus (veja At 1.1-8). É natural que nós também fiquemos curiosos e confusos diante de um personagem enigmático como Elias.

 

Mais do que o questionamento histórico, o princípio que fica estabelecido na Bíblia é que somos chamados a arrependimento, reconhecimento da presença soberana de nosso Messias, e busca de uma vida santa. Essa era a mensagem de Elias no Antigo Testamento e também a mensagem de João Batista no Novo Testamento. Essa é também a mensagem da igreja que aguarda a segunda vinda do Senhor Jesus.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br

 

 

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