01.05.2017
Texto Básico: Gênesis 1:26:31
Versículo Chave: Gênesis 1:27: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Gênesis 1:26 – 2-3
Terça Feira - Gênesis 2:4-25
Quarta Feira - 1Pedro 3:1-7
Quinta Feira - Mateus 19:3-12
Sexta Feira - Efésios 5:2-33
Sábado - 1Coríntios 6:12-20
Domingo - 1Coríntios 7:1-9
Reflexão:
O livro de Gênesis é conhecido como o “livro dos começos”: o começo da criação, o começo do pecado, o começo da diversidade de idiomas, etc. Mas, sobretudo, é o livro que nos mostra o começo da família! É nesse livro que aprendemos como Deus quer que sua família viva.
Precisamos estudar e entender a vontade de Deus para enfrentarmos os ataques que a família tem sofrido hoje. Atualmente existem movimentos que visam a sua destruição por completo. Tais movimentos, e algumas ideologias, afirmam que existem outras formas de “casamento” diferentes da apresentada nas Escrituras.
Assim, compreenderemos que a família, começando como relacionamento homem e mulher, é instituição divina e, portanto, o padrão de relacionamento conjugal que agrada a Deus.
I. Homem e Mulher: criados à imagem de Deus
A Bíblia menciona que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, conforme Gênesis 1:26-27.
II. A formação do Homem
No capítulo 2 de Gênesis, a criação do homem é descrita com mais detalhes. Não se trata de “duas criações” como alguns tentam defender. Esta foi a maneira que Moisés escolheu para narrar as histórias de Gênesis, mencionando o fato, depois o expandindo em mais detalhes.
III. A Formação da Mulher
É interessante notar, como, em todo o momento da criação, Deus sempre avaliou o resultado como algo “bom”, mas, após ter criado o homem, Sua avaliação foi de que tudo quanto havia feito era “muito bom”. Apenas um fato foi descrito de maneira diferente: a solidão de Adão.
IV. A Formação da Família
Foi o próprio Deus quem criou a família, portanto devemos valorizá-la e nos esforçar para manter nosso casamento de acordo com as características planejadas pelo Senhor:
a. Monogâmico
b. Heterossexual
c. Indissolúvel
Vimos que o casamento é uma instituição divina, criada por Deus, visando à continuidade da espécie humana, mas trazendo diferentes aspectos na formação do homem e da mulher. No entanto, por serem ambos imagem e semelhança de Deus, não devemos supor que haja posição inferior ou superior nessa relação, mas diferentes funções, de maneira que cada u deve contribuir par que o casamento seja cada vez mais solidificado e promova a gloria de Deus!
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br