08.05.2017
Texto Básico: Gênesis 1:26:31; Salmo 127
Versículo Chave: Gênesis 1:28: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos , e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Isaias 43: 1-7
Terça Feira - 1Coríntios 10: 23-33
Quarta Feira - 1Pedro 3: 13-22
Quinta Feira - Salmo 127: 1-5
Sexta Feira - Gênesis 5: 1-5
Sábado - Mateus 28: 16-20
Domingo - 1Coríntios 4: 1-5
Reflexão:
Vimos que a família é criação de Deus. O fato é que ela só pode exercer tal função plenamente quando seus membros sabem qual o propósito e a vontade de Deus para a família cristã. Quando o Senhor criou o ser humano, Ele o fez para que convivesse em família, portanto, todas as recomendações do Senhor no texto bíblico são perfeitamente aplicáveis ao nosso contexto familiar.
No âmbito empresarial, freqüentemente classificam-se as razões, os objetivos e a estrutura de uma organização em missão, visão e valores. Vamos aplicar esses conceitos ao plano de Deus para a família.
1. A Missão da Família: Refletir a Imagem de Deus
Deus, quando criou o homem, tinha um alvo bem definido para Sua criatura. A Bíblia afirma que o homem foi criado para louvor da glória de Deus (Is. 43:7). Assim sendo, o homem só possui senso de realização se estiver cumprindo esse propósito para o qual foi criado, Por extensão, podemos afirmar o mesmo com relação família: ela existe para refletir a imagem de Deus aqui na terra, vivendo para a glória do Senhor.
2. A Visão da Família: Reproduzir a imagem de Deus na terra
Quando o Senhor criou o homem e a mulher, deu-lhes a seguinte ordem: ”Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gn 1:28). Tal verdade bíblica somente deve ser exercida dentro do contexto da família. É na família que existem as figuras do pai e da mãe (o princípio da família); os filhos são frutos dessa união.
I. A família tem a benção de Deus
O Senhor, quando olha para o homem e sua mulher, os abençoa com a possibilidade de gerarem filhos. Veja o reflexo de tal bênção no Salmo 127, em que o Senhor é apresentado como Aquele que:
· fundamenta o lar (é Ele quem o edifica, v.1);
· protege o lar (é Ele quem o guarda, v.1);
· provê o lar (é Ele quem nos dá o pão enquanto dormimos, v.2);
· abençoa o lar (é Ele quem nos dá os ilhós, como sinal de Sua bênção, v.3-5).
II. A família tem o poder de reproduzir a imagem de Deus
Os seres humanos foram incumbidos de se multiplicarem por meio da família, e seus descendentes também levariam consigo aspectos da imagem e semelhança de Deus. Infelizmente, tal imagem foi afetada pelo pecado.
III. A família tem a tarefa de encher a terra
Mesmo depois do pecado, o plano de Deus em fazer com que o homem se espalhasse por toda a terra não mudou. Temos o mesmo mandamento apresentado a Noé (Gn 9:1).
3. Os Valores da Família: Representar a Imagem de Deus
Não foi somente com o propósito de refletir e reproduzir a imagem de Deus que o homem foi criado. Está escrito que o homem deveria ainda “sujeitar” e “dominar” a criação. Tais tarefas dele exigidas são conhecidas como “mandato cultural”; o homem deveria ser representante do Senhor aqui na terra, cuidando como bom mordomo de tudo o que Deus havia criado.
Como percebemos, são três os indicadores que demonstram estarmos atingindo o plano de Deus para nossa família ou não.
Missão: quando as pessoas olham para a nossa família, ela reflete a imagem de Deus aqui na terra e demonstra que está caminhando com Deus.
Visão: nossa família está envolvida no projeto de alcançar toda a terra com o evangelho de Jesus Cristo, a começar em nossa casa.
Valores: reconhecemos a responsabilidade da nossa família como bons mordomos da criação de Deus; agimos como luz do mundo, refletindo a glória de Cristo; e como sal da terra, exercendo influência salvadora sobre ela.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br