22.05.2017
Texto Básico: Efésios 5:21-23
Versículo Chave: Efésios 5:25-26 NVI: “Cristo amou a igreja e entregou-se pó ela para santificá-la.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Gênesis 1:26-28
Terça Feira - Gênesis 2:1-9
Quarta Feira - Provérbios 1:1-9
Quinta Feira - Efésios 5:21-33
Sexta Feira - Efésios 6:1-4
Sábado - Colossenses 3:18-25
Domingo - Salmos 133:1-3
Reflexão:
Ao longo da Bíblia, a família (ou “casa”, como muitas vezes é chamada o Antigo Testamento, porque família, como casa, é algo “construído”) é a unidade social mais importante, Lemos que foi ordenado a Noé: “Entre na arca, você toda a sua família” (Gn 7:1 NVI). “...filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito; cada um entrou com sua família.” (Êx 1:1).
Paulo enfatiza o grande privilégio dos gentios salvos por Jesus: Pois “já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef. 2:19). Exorta os gálatas: “Enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6:10). O apóstolo também comenta a corrupção dos relacionamentos familiares causada pelo pecado, Os homens que se afastaram de Deus se tornaram “insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia” (Rm 1:31). Na ilha de Creta, as doutrinas erradas estavam “arruinando famílias inteiras” (Tt 1:11 NVI). A igreja é uma família, e sua saúde espiritual reflete inevitavelmente o estado de saúde espiritual das famílias que a compõem.
Os Cônjuges
Num lar em que marido e mulher não vivem em harmonia, ninguém consegue viver em paz. O relacionamento é tão importante que os conselhos bíblicos a respeito são bastante explícitos. Cada membro da família te que entender e viver o seu papel. Quando se vive assim há bênção para cada pessoa, ale de ficar mais fácil o desempenho de cada um.
A Mulher (Ef. 5:22-24; Cl 3:18)
Aceitar o marido como líder da família em na humilha a mulher. O fato de a mulher crente submeter-se ao marido não cristão pode levá-lo à conversão (1Pe 3:1-6). Ela estará seguindo o exemplo de Cristo, que em tudo Se rebaixou para obedecer ao Pai (Fp 2:5-9).
Deu Sua vida por ela. Morreu na cruz para salvá-la.
Deu dons para ela crescer unida e enriquecer a comunhão com Ele (Ef. 4:8)
Os Filhos
Os filhos, igualmente, têm deveres bem definidos.
Obedecer aos pais é um dos dez mandamentos, parte central da aliança de Deus co o Seu povo (ex. 20:12; Dt. 5:16). Paulo reafirma esse mandamento aos filhos crentes (Ef 6:4-3).
“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Cl 3:20). Tal obediência agrada a Deus.
Os Pais
O Líder na Igreja tem que ser Bom Pai de Família;
O Pai deve Conhecer, Praticar e Transmitir aos Filhos toda a Palavra de Deus;
Os avisos dos sábios antigos destacam as mesmas verdades;
Duas Vezes temos o Aviso “Pais, não Irriteis a Vossos Filhos”;
O Bom Pai está sempre Atento à Vida Espiritual dos Filhos.
Os Outros
Não nos esqueçamos de que, em muitos lares, moram pessoas que não são nem pais nem filhos da família, mas podem ter grande influência na criação das crianças.
A família atua como time de futebol. Cada elemento tem sua posição no campo e responsabilidades específicas. A vitória depende da interação coordenada de todos os participantes. Um time sem essas qualidades dificilmente vence o jogo.
Os papéis se completam;
Os relacionamentos no lar são refletidos na igreja;
A instrução dos filhos na vida cristã é dever dos pais;
Os problemas nos relacionamentos familiares requerem oração.
Quem é suficiente para essas coisas? Não nos esqueçamos de que, para fazer a vontade de Deus, precisamos em tudo estar cheios do Espírito Santo. É Ele quem nos ajuda a orar (Rm 8:26-27); e é Ele quem nos possibilita cumprir corretamente o nosso papel na família terrestre e na família de Deus, que é a igreja.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br