24.07.2017
Texto Básico: Atos 16:31-32
Versículo Chave: Josué 24:15: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou se aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais, Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Colossenses 3:8-9
Terça Feira - Hebreus 12:1
Quarta Feira - Filipenses 2:12
Quinta Feira - 1Pedro 2:1-2
Sexta Feira - Colossenses 3:17-21
Sábado - Atos 16:31-32
Domingo - Efésios 5:18
Reflexão:
Há espiritualidade em sua família? “Vamos regularmente à igreja, participamos dos ministérios de crianças, de jovens, de adultos, lemos a Bíblia, temos culto doméstico semanalmente, oramos antes das refeições... claramente somos uma família espiritual”! Depoimentos assim são louváveis, no entanto não fazem uma família ser espiritual. O que é espiritualidade e como isso se aplica à família?
O que é espiritualidade?
A resposta a essa pergunta não é simples. Apenas ir à igreja e participar de suas atividades não fazem com que uma família seja espiritual, espiritualidade não é apenas a prática. Ou a pessoa é espiritual ou não é. Antes de mostrar exteriormente, há características que devemos desenvolver em nossa vida.
Todo santificado é alguém espiritual
Todo aquele que foi salvo por Cristo PE uma pessoa espiritual. Espiritualidade não é uma característica que dá méritos para distinguir um crente do outro, como algo além da salvação.
Espiritualidade e Santidade (1Co 6:11)
Todos os salvos são 100% espirituais (1Co 1:2)
Todo santificado precisa desenvolver sua espirituralidade
Sabemos que santificação, espiritualidade e salvação não aumentam de tamanho ou de volume. O que significa desenvolver a espiritualidade?
Santificados ganham nova vida (Rm 6:6)
Santificados precisam deixar a velha vida (Cl 3:8-9)
Feitos como Cristo (Ef 2:10)
Não conseguimos viver como Ele (Rm 6:4)
O que precisamos, então, é abandonar a velha natureza (Hb 12:1)
Santificação progressiva e crescimento espiritual
A santificação progressiva é o processo de sair da prática da velha natureza, abandonando o pecado, e avançar para uma vida semelhante à de Cristo. Sendo assim, quando dizemos que uma pessoa precisa crescer espiritualmente, estamos afirmando que ela precisa amadurecer sua nova natureza.
Se a Santificação progressiva é a maturidade que nossa nova natureza desenvolve para viver como Cristo, o crescimento espiritual é a distância que percorremos nessa maturação. Fomos feitos espirituais, semelhantes a Cristo, quanto já conseguimos viver nessa nova natureza é o que crescemos. Nas áreas em que ainda não conseguimos vencer, precisamos de crescimento e desenvolvimento espiritual (1Pe 2:2).
Crescimento espiritual para a família
O crescimento espiritual, o abandonar a velha natureza e o buscar viver como Cristo são atividades pessoais, individuais do crente. Sendo assim, se aplica a todos os âmbitos da vida. Aqui, aplicaremos o conceito exclusivamente à família.
A família precisa de espiritualidade
Quando a família vai mal, significa que os membros dela não vão bem. A família não é parte de nossa vida, nossa vida é que é parte dela. Se a família não está crescendo espiritualmente, é porque seus membros também não estão. Todos precisam crescer espiritualmente; devemos admoestar os inertes espirituais. Da mesma forma, nossa família não pode ficar sempre do mesmo jeito, ela precisa desenvolver-se espiritualmente. Todos os nossos relacionamentos familiares precisam crescer.
Como desenvolver a vida espiritual de minha família?
Se você já se convenceu de que sua família precisa mudar e se desenvolver espiritualmente, vamos pensar na maneira em que isso pode ser feito.
Busque crescimento individual (1Pe 2:1-2)
Cresça nas suas responsabilidades familiares (Cl 3:17-21)
Leve a espiritualidade para casa (At 16:31-32)
Ensine o que aprendeu
Pratique o que aprendeu
Busque conselhos
Invista no crescimento espiritual de sua família
Os resultados da espiritualidade em família
Ao desenvolver a espiritualidade da família, cada membro estará envolvido. Se cada um buscar a Deus e deixar que a Palavra transforme a sua vida, a família vai experimentar mudanças preciosas em várias áreas. Há três delas muito importantes para qualquer família. Você pode descobrir muitas outras.
O perdão (Cl 3:13)
A comunicação bíblica (Cl 3:16)
O servir (1Pe 4:10)
Avalie-se, primeiramente. Realize as mudanças que entender necessárias. Então, avalie a família e invista no crescimento de cada membro. Aja, antes que problemas ocorram, cuidando do desenvolvimento espiritual de sua família.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br