07.08.2017
Texto Básico: Efésios 5:15-16
Versículo Chave: Salmo 90:12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Leituras Diárias:
Segunda Feira - Mateus 6:25-34
Terça Feira - Gálatas 6:7-10
Quarta Feira - Colossenses 4:2-6
Quinta Feira - Tiago 4:13-17
Sexta Feira - Salmos 90:1-12
Sábado - Lucas 12:13-21
Domingo - Hebreus 3:13
Reflexão:
A Bíblia, a palavra de Deus, chama a atenção para a necessidade de organizarmos bem as atividades, para um bom uso do tempo, especialmente com a família.
Algumas perguntas surgem: Você planeja suas tarefas antes de realizá-las? Você é capaz de organizar os objetivos familiares de forma clara? É capaz de comunicar com limpidez seus objetivos à família? Um ambiente familiar saudável exige bom uso do tempo que Deus dá.
Por que organizar a agenda familiar?
Walter Kaschel diz que “para o crente, o que convém lembrar a cada momento é que sua vida é sumamente preciosa, e que ele deve ser um mordomo cuidadoso no dispêndio do seu tempo[...] Possuidores que somos de uma enorme riqueza que são os minutos, dias e anos que temos para viver, saibamos aproveitá-los de modo a não termos de chorar, no futuro, dias mal gastos e horas perdidas”. Se, individualmente, o crente precisa aproveitar bem o tempo, então o que dizer da relação entre o uso do tempo e a família? Assim duas respostas são propostas para a pergunta-título do tópico.
Porque a Bíblia recomenda bom uso do tempo
A Bíblia ensina, por princípios, que o bom uso do tempo nos conduz à boa qualidade de vida e, conseqüentemente, proporciona ambiente familiar saudável.
Sabedoria – Salmo 90:12
Prudência – Efésios 5:15-16
Porque uma das formas de aproveitar o tempo é organizar
Num contexto tão imediatista como o nosso, é impossível conseguir idealizar e realizar com excelência todas as nossas tarefas sem que haja uma boa organização. John Wesley afirmou: “Apesar de estar sempre agindo com rapidez, eu jamais estou com pressa, porque nunca assumo mais trabalho do que posso realizar com a necessária paz de espírito.
Como organizar a agenda familiar?
Paul Tournier disse: “O produto final de nossa vida não depende tanto do número de coisas que fazemos, mas sim do quanto de nós mesmos é empregado em cada tarefa realizada”. Só podemos entender e praticar o que Tournier ensina se houver organização das atividades. Walter Kaschel, em seu livro Não Sou Meu, faz quatro recomendações para organizar bem uma agenda, aqui em especial, uma agenda familiar.
Ser metódico
Ser pontual
Ser equilibrado
Servir
Inimigos da agenda familiar
Ativismo – O objetivo que deve nortear todo cristão é agradar a Deus. Isso significa dedicar tempo ao Senhor e cuidar espiritualmente da família. O salmista diz: “Melhor é um dia nos teus átrios do que mil em outro lugar”. (Sl 84:10 NVI). Infelizmente, com freqüência, deixamo-nos enredar pelo excesso de atividades, questões pessoais e profissionais, que impedem contato tranqüilo e direto com Deus e com a família. Esse inimigo da agenda familiar é o “ativismo”, que prioriza realizações pessoais em detrimento do relacionamento co Deus e com a família. Nenhuma atividade é suficientemente importante quando se está prejudicando a própria espiritualidade e a da família.
Prioridade – Segundo o dicionário Aulete, prioridade é a qualidade de ser primeiro, de ter primazia; preferência dada a algo ou a alguém, determinada por hierarquia, necessidade ou vontade. Às vezes, classificamos como prioritário o que realmente não é. Um exemplo bíblico é Maria e Marta, quando da visita de Jesus (cf. Lc 10:38-42). Marta entendeu que era mais importante cuidar da casa; Maria compreendeu que prioritário era ouvir Jesus. Pelas palavras de Jesus, aprendemos que não devemos nos ocupar demais a ponto de esquecer a Deus e, por extensão, podemos aplicar o ensino do Mestre à família.
Egoísmo – O antônimo de egoísmo é altruísmo. Egoísmo é a dedicação exagerada a si próprio, desconsiderando a necessidade e o bem alheio; altruísmo é a dedicação desinteressada ao próximo. Se o ambiente familiar é marcado pelo egoísmo, será impossível um dedicar tempo ao outro. Será também improvável que se consiga organizar uma agenda familiar. A Bíblia manda servir uns aos outros (Gl 5:13), e não a si próprio.
Nesta lição descobrimos o porquê e o como organizar uma agenda familiar; aprendemos a identificar e a combater os desperdiçadores ou inimigos do tempo familiar. Reflita sobre as palavras de Tácito L. Maranhão Pinto: “Conforme seu tempo passa, passa também sua vida. Cada ação, cada pensamento leva tempo. Se você da pouco valor ao seu tempo, você dá pouco valor à sua vida”.
Fonte: Revista Vida Cristã –Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br