05.02.2018
Texto Básico: Lucas 14:33
Texto Devocional: Hebreus 11:1-40
Texto Chave: Salmo 116:14: “Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo”.
Leia a Bíblia diariamente:
Segunda - João 17:1-5
Terça - João 15:1-11
Quarta - João 15:12-16
Quinta - Romanos 12:1,2
Sexta - Filipenses 2:5-11
Sábado - Hebreus 11:1-22
Domingo - Hebreus 11:23-40
Foi bom conhecer a Jesus desde criança?
O que mudou em sua vida, desde que você encontrou a Jesus?
Introdução - Não podemos começar a estudar esta série de lições tão significativas à vida cristã sem entender que precisamos seguir o Senhor sem olhar para trás (compromisso), e também conhecê-Lo, envolvendo-nos com Ele mediante o estudo da Bíblia e uma vida de oração em dependência do Espírito Santo (profundidade).
I. Inspiração no Grande Modelo de Jesus - Pensemos em tudo a que o Senhor Se dedicou vivendo como homem aqui na terra. Não existe modelo, para nós que cremos no Evangelho, mais atraente do que este: o Filho de Deus abandonar por mais de 30 anos a Sua glória divina (Fp 2.6-8) para cumprir uma missão programada antes da criação do mundo (Jo 17.3-5).
Aplicação para hoje - Tenho buscado conhecimento de Jesus objetivando desenvolver como Ele obediência completa ao Pai? Essa dedicação me leva a servir aos homens?
II. Compreensão do Caráter de Deus - Quando Jesus nos ensina a permanecer no Seu amor (Jo 15.8-10), Ele está propondo que quanto mais conhecemos Seu caráter, mais temos que mostrar a prática desse amor.
Aplicação para hoje - Quero conhecer a Deus a fim de realizar-me Nele, independente do que Ele pedir que eu faça e seja? Quero compartilhar com outros o mesmo amor que teve por mim, independente de quem sejam?
III. Sobriedade no Relacionamento com Deus - Devemos retomar aqui a ideia de uma fé lúcida, como nos ensina Romanos 12.2 sobre o culto racional. Paulo enfatiza à igreja que a fé não é um “passo no escuro”, mas um envolvimento pessoal com o Senhor.
Aplicação para hoje - Por que a igreja, de modo geral, canaliza mais energia para experiências emocionais do que racionais com Deus?
IV. Disposição para uma Completa Entrega a Deus - Concluímos este estudo verificando que o contato de Jesus com Seus discípulos sempre exigiu uma resposta clara e urgente. Seus ouvintes devem demonstrar interesse em segui-Lo, disposição em obedecer-Lhe em tudo, renúncia a tudo quanto têm, prontidão para dar a vida por Ele.
Aplicação para hoje - Como posso medir a minha dedicação ao Senhor? Ajo mais por conveniência ou por consciência de que Ele é digno?
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br