05.03.2018
Texto Básico: Salmo 42:1-11
Texto Devocional: Salmo 78:1-8
Texto Chave: 2Timóteo 3:14-15: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
Leia a Bíblia diariamente:
Segunda - 2Timóteo 1:3-14
Terça - 2Timóteo 3:10-17
Quarta - Hebreus 5:11-14
Quinta - Tiago 1:19-25
Sexta - Jó 1:1-5
Sábado - Gênesis 8:15-9:1
Domingo - Deuteronômio 6:1-9
Introdução – Esse tempo a sós com Deus visa o bem-estar da alma e tem por finalidade o nosso crescimento espiritual. Davi escreveu: “A minha alma tem sede de Deus” (Sl 42.2). Essa é a exigência fundamental da hora tranqüila: ter alma sedenta, que deseja estar em comunhão com Deus. E sua alma? Ela tem sede de Deus?
I. Tempo a Sós com Deus
1. Estudando a Palavra
a. Escolher uma Bíblia
b. Escolher uma hora
c. Escolher um lugar
d. Escolher um método de estudo
Aplicação para hoje - Como você lê a Bíblia? Como rotina? Como obrigação? Ou você a lê como fonte de vida e de alimento espiritual?
Aplicação para hoje - Você tem como hábito passar um tempo do seu dia a sós com Deus?
Howard G. Hendricks e William D. Hendricks, no livro Vivendo na Palavra, propõem um interessante método. Trata-se de uma abordagem de três passos, que seguem uma ordem específica.
1º passo: Observação
2º passo: Interpretação
1. Conteúdo
2. Contexto
3. Comparação
4. Cultura
5. Consulta
3º passo: Aplicação
Aplicação para hoje - Nada substitui o estudo pessoal da Bíblia. “Guardo no coração as tuas palavras” (Sl 119.11). Em primeiro lugar, está a palavra de Deus. Havendo interesse no estudo mais aprofundado, condições de conseguir as fontes secundárias, o aproveitamento será maior. Corremos o perigo, às vezes, de confiar demais nas informações extra bíblicas. Precisamos ter cuidado quando usamos qualquer fonte de informação.
2. Orando
3. Tendo uma atitude correta de alma
II. Tempo da Família com Deus
Em muitos lares, o culto doméstico fracassa porque se trata apenas de um ritual e se torna uma rotina, não uma realidade na vida da família. A prática de um ritual sem significado não faz nenhum sentido. É perda de tempo!
Aplicação para hoje - Nada mais simples, mais maravilhoso, do que cultuar o Senhor em família. Os seus filhos estão sendo assim ensinados? Tem sido seu propósito constante estar à mesa, estudando a Palavra com seus queridos? Haverá algo mais precioso que isso? Por que relutamos tanto?!
Conclusão – Realidade ou rotina? Temos que tornar as práticas estudadas nesta lição uma realidade em nossa vida. Nada, senão isso, nos convém: um tempo para Deus em nossa vida pessoal e familiar. Que assim seja!
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br