12.03.2018
Texto Básico: Atos 2:42-47
Texto Devocional: Salmo 100:1-5
Texto Chave: Salmo 122:1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor”.
Leia a Bíblia diariamente:
Segunda - Salmo 122:1-8
Terça - Salmo 133:1-3
Quarta - João 4:19-29
Quinta - Atos 2:41-47
Sexta - Colossenses 3:12-17
Sábado - Hebreus 10:19-25
Domingo - Salmo 84:1-12
Introdução – Desde a segunda lição, estamos tratando do assunto “mordomia do tempo”. Vimos como é importante cultuar a Deus pessoalmente e com a família. A lição de hoje trata da importância de separarmos um tempo para cultuar a Deus com nossos irmãos em Cristo, quer nos cultos públicos e nas reuniões de oração, que nos vários ministérios desenvolvidos pela igreja.
I. Tempo para o Culto Congregacional
1. A Igreja primitiva e o culto (At: 2:42-47; 20:7; 1Co 16:2)
Aplicação para hoje - Comparemos a nossa igreja com a igreja primitiva. Não estamos precisando de um retorno? Não seria bom adotarmos o programa da igreja primitiva?
2. A Igreja moderna e o culto (Hb 10:25)
- O culto público
Aplicação para hoje - Existirá um investimento melhor para o tempo do que passá-lo na igreja, com os irmãos, adorando e louvando a Deus?
- A reunião de oração coletiva
Aplicação para hoje - Você tem reservado um tempo, durante a semana, para estar na igreja orando com seus irmãos e por seus irmãos?
Aplicação para hoje - Tem sido essa a prática em nossa igreja? Não será a desatenção a essa recomendação a causa de estarmos vivendo dias tão intranquilos, violentos, com tanta maldade e desrespeito? A nossa terra está muito doente e precisa ser curada! “Se o meu povo… orar … então, eu ouvirei… e sararei a sua terra” (2Cr 7.14). Penso ser esse um assunto para consideração.
II. Tempo para o Serviço Cristão
1. Por que devemos servir?
2. Como devemos servir?
3. Onde devemos servir?
4. Motivação para servir.
Aplicação para hoje - De que maneira Deus vocacionou você para servi-Lo na igreja? Que tal seu desempenho? Qual tem sido a sua experiência? Você conhece seu dom? Em que área de ministério da sua igreja você trabalha ou gostaria de trabalhar? Apresente-se para o serviço! A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos!
Conclusão – Obrigação ou ministério? O serviço motivado pela obrigação é fardo, canseira. Entretanto, no momento em que o crente se dispõe a servir ao Senhor, por meio dos ministérios da sua igreja local, assume um compromisso com Deus e com a igreja, e tem a obrigação de desempenhá-lo da forma mais responsável possível. Jeremias adverte: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!” (Jr. 48:10).
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br