19.03.2018
Texto Básico: Salmo 128
Texto Devocional: I Coríntios 13:1-13
Texto Chave: Romanos 12:10: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”.
Leia a Bíblia diariamente:
Segunda - Romanos 12:9-21
Terça - Romanos 13:8-10
Quarta - Efésios 4:25-32
Quinta - I Pedro 4:7-11
Sexta - Tiago 2:1-10
Sábado - I João 4:7-21
Domingo - Salmo 133:1-3
Introdução – Nesta lição, incentivamos você a reservar um tempo na sua agenda para manter um relacionamento autêntico com seus familiares, com seus irmãos em Cristo, com seus amigos e com quantos necessitarem de você. Isto também é uma questão de mordomia.
I. Tempo para a Família (Salmo 128)
Tempo para o Cônjuge
Aplicação para hoje - Você tem dedicado tempo para seu cônjuge? O tempo em que vocês estão juntos é um tempo prazeroso? Você não está precisando revisar suas prioridades?
Tempo para o Filhos
Aplicação para hoje - Que desculpa você apresenta para não brincar com sua criança; para não dialogar com seu adolescente e jovem; para não participar da vida escolar e social de seu filho; para não levar seu filho à escola bíblica, aos ensaios do coro, às reuniões departamentais, aos cultos dominicais e semanais?
Os pais que estão ocupados demais para atender o filho estão ocupa dos demais para amar. Invista tempo no seu filho e se surpreenda positivamente com os rendimentos.
3. Tempo para os Pais Idosos
Aplicação para hoje - Quanto do seu tempo é dedicado aos seus pais?
II. Tempo para os Irmãos da Igreja (Atos 2:42-47)
Tempo para a Comunhão
Aplicação para hoje - Será que você sofre da “síndrome do porco espinho”: cada vez que está junto de um irmão alfineta-o com seus espinhos pontiagudos ou recebe alfinetadas? Ou você canta com prazer?
Tempo para a Beneficência
Tempo para a Hospitalidade
Aplicação para hoje - Quantas vezes temos perdido a oportunidade de hospedar anjos: irmãos de outras cidades, obreiros, missionários, amigos e parentes!
III. Tempo para os Amigos Não Crentes (Provérbios 27:10)
O cristão verdadeiro deve procurar fazer amigos, vendo nisso uma oportunidade para testemunhar a sua fé, partilhar a Palavra da Vida, transformá-los pelo poder do evangelho. Foi assim que Jesus fez com Seus apóstolos e discípulos. “Não abandones o teu amigo”, diz Provérbios 27:10. O crente, por outro lado, deve estar bem firmado na Palavra, tendo uma base sólida, edificada na Rocha, que é Cristo, para não ser ganho pelo mundo (Mateus 7:24-25).
Aplicação para hoje - Seu coração está aberto às pessoas independentemente de raça, classe social, grau de instrução, idade e tipo físico; aos que pensam diferente de você, em qualquer área: religiosa, política, profissional?
Conclusão – Quantidade ou qualidade? O ideal é que seja quantidade com qualidade. Quanto mais tempo dedicarmos aos outros, melhor. Estaremos exercitanto o altruísmo e livrando-nos no egoísmo. Que seja, contudo, um tempo com qualidade, proveitoso e enriquecedor! Para o amor, é quantidade com qualidade. Por mais que se ame, nunca se ama demais!
Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br