TV PIBCI

Leitura Diária


27.03.2018

Observador, Envolvido ou Participante?

 

 

Texto Básico: 1Coríntios 4:1-13

 

Texto Devocional: Salmo 101:1-8

 

Texto Chave: 1Coríntios 4:2: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

 

Leia a Bíblia diariamente:

Segunda - Mateus 25:14-30

Terça - Lucas 19:11-27

Quarta - 1Coríntios 4:1-5

Quinta - 2Reis 6:8-17

Sexta - Êxodo 1:1-10

Sábado - Mateus 20:20-28

Domingo - 1Coríntios 4:6-13

 

 


 

 

 Introdução – Principalmente o crente, precisa decidir que atitude vai ter diante da vida: um simples observador, um envolvido, ou um participante? Vamos trabalhar esse assunto usando exemplos da própria história bíblica.

 

 

  1. Crente Observador

 


 


 

Ciumento – Em Neemias 2:10 está escrito de Sambalate e Tobias: “Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel”.


 

Crítico – Novamente é dito de Sambalate, de Tobias, e agora também de Gesém, o arábio: “quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?” (Neemias 2:19). Quem fica do lado de fora de qualquer tipo de luta só critica e zomba dos que estão na batalha.

 

Sarcástico – Agora é a vez de Tobias menosprezar os judeus, dizendo: “Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muto de pedra”. (Neemias 4:3). Com isso, quase que a obra da reconstrução dos muros não chegaria ao fim. “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite.” (Neemias 4:9).

 

 

II. Crente Envolvido

 

 

 

Fogo de Palha – É apenas entusiasmo e mais nada. Pedro era assim no começo de seu apostolado. Ele disse a Jesus: “Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim”. (Mateus 26:33); porém, após a morte de Jesus, esse mesmo Pedro disse aos seus companheiros: “Vou pescar”. (João 21:3). Na mesma hora que canta, levanta as mãos, bate palmas, faz oração com voz trêmula e cheia de piedade, é capaz de dizer: “Não dá mais!” “Vou pescar!”

 

Religiosidade Maquiada – Costuma-se dizer na sabedoria popular que “quem vê cara não vê coração”. O crente apenas envolvido não vai além de uma religiosidade maquiada. É a religião de marca, de status, de frige, de capa de CD e de shows. No grande sermão de Jesus, Ele proclamou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus… Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:21-23).

 

Fé Sem Fidelidade – Para Tiago, fé sem fidelidade “por si só está morta” (Tiago 2:17). Não basta estar envolvido. Jesus declarou: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim (envolvido), não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” (João 15:1-2). A fidelidade é a fé em ação. O nosso versículo-chave diz: “...o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.”

 

 

III. Crente Comprometido

 

 

 

A Pessoa Comprometida é Convicta – Ester era assim. As suas fortes convicções não a deixaram fugir do seu compromisso (Ester 7:3-6). a sua vida era mais do que um corpo físico que atraíra Assuero. Ester era uma vocação, um dom de Deus, um carisma que o Senhor usaria para livramento de Seu povo. Convicção não olha para trás; não foge de suas obrigações. Disse Jesus: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9:62).


 

A Pessoa Comprometida não faz Reivindicações para Si – O seu negócio é “satisfazer àquele que o arregimentou” (2Timoteo 2:4). Este era o compromisso de Ester: salvar o seu povo do extermínio programado por Hamã e não usufruir os prazeres e favores da corte persa (Ester 9:13-15). Paulo posicionou-se como Ester: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24).


 

A Pessoa Comprometida é Altruísta – É alguém que pensa no bem estar de outros e não no seu. “Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci” (Ester 4:15-16). Disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (João 10:11). O comprometimento de Jesus era com o Pai, para salvar as Suas ovelhas e não a Sua própria vida.


 


 

Conclusão – Não fique parado onde está. Não interprete o Ide de Jesus de outra maneira. Ir significa ir mesmo.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Vida Cristã – Escola Bíblica – www.editoracristaevangelica.com.br


 

 

 

 

Comentários


(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web